domingo, 31 de julho de 2011

Música: Candidatas a Amy. Críticos apontam nomes a suceder cantora inglesa

Música: Candidatas a Amy
Críticos apontam nomes a suceder cantora inglesa.


RIO - Quando Amy Winehouse foi encontrada morta, uma semana atrás, uma inglesa de 23 anos estava muito bem instalada no topo das paradas, quase quatro anos depois de ter sido apontada como "a nova Amy". Lançado em janeiro, "21", segundo álbum de Adele, é o disco mais procurado do planeta nas últimas semanas, somando 8,2 milhões de cópias vendidas. Com algum açodamento, pode-se até dizer que ela tenha saído na frente, mas a verdade é que um considerável número de cantoras do Reino Unido tem se habilitado, de diferentes formas, a encontrar seu lugar no vácuo deixado por Amy Winehouse e não preenchido.

Adele Laurie Blue Adkins não parece ter essa pretensão. Despida da pose que se esperaria de artista pop dona do mundo, a cantora disse, quando soube da morte de Amy: "Ela abriu o caminho para artistas como eu e fez com que as pessoas voltassem a ficar animadas com a música britânica."


- Adele é aquela garota-como-outra-qualquer. Muito menos volátil que Amy, mas com uma voz poderosa e o carisma que atrai as pessoas - analisa Will Hodgkinson, jornalista da revista inglesa "Mojo", que assina a reportagem de capa sobre a finada diva.

O sucesso da música "Rolling in the deep" (clique para ouvir) , de "21" (disco que foi um dos indicados para o Mercury Prize), fez com que Adele enfim se destacasse do time de cantoras britânicas, em sua maioria brancas, com vozes negras e uma fixação (musical, visual) pela soul music dos anos 1960. Um campo no qual, mesmo sem lançar disco desde 2006, Amy Winehouse era a soberana absoluta.

Adele 

Antes de Adele, quem tinha chegado mais próximo de Amy era Duffy (clique aqui para ouvir) , galesa que seguiu uma linhagem de cantoras britânicas brancas de soul (Dusty Springfield, Petula Clark) e que bateu firme nas paradas com "Rockferry", disco de 2008 que rendeu até um Grammy à cantora. Duffy voltou ano passado, em moldura mais contemporânea, com o álbum "Endlessly", e não encontrou o mesmo sucesso. E na linha negra-retrô, há que se lembrar ainda de outra inglesinha: Joss Stone, atração do próximo Rock in Rio, que movimentou os anos 2000 e vendeu milhões de discos com algumas recriações de sonoridades funky setentistas. Sem uma marca estilística tão forte como a de Amy, Joss passou por algumas reinvenções e não recuperou o êxito do início da carreira, quando era uma lourinha de 16 anos cantando como uma negra de 60 (clique para ouvir).
duffy


Uma sucessora Amy avalizou pessoalmente: Dionne Bromfield (clique para ouvir), cantora que apareceu em 2009, aos 13 anos, cantando velhos clássicos do soul com a naturalidade de uma veterana. A madrinha fez o que pôde por ela, com suas boas conexões no mercado. Mas o futuro da menina, hoje com 15, é uma incógnita. Afinada, mas jovem - e talvez inocente - demais, ela pode não ter o estofo necessário para o posto.

Dionne
O fato que muitos analistas reconhecem é que, para se ter uma nova Amy Winehouse, uma série de fatores têm que se encontrar, novamente, de uma forma feliz, e de acordo com o espírito da época. Harriet Walker, do jornal "The Independent", deu boa explicação para o fenômeno Amy, no calor dos acontecimentos: "Se ouvir os discos de Madonna era o equivalente a estrelar seu próprio show burlesco, ouvir Amy Winehouse era como ir ao pub com uma amiga, escutar suas queixas românticas, pedir conselhos a ela sobre suas dores de amores, e aí os dois terminariam rindo juntos. Era uma versão estilosa da solidariedade para mulheres jovens e fãs de música."


alice gold
Dicas de possíveis novas Amy, ainda desconhecidas, não faltam. Hodgkinson aposta em Alice Gold, cantora e compositora inglesa que lançou este mês o seu álbum de estreia, "Seven rainbows" (clique para ouvir). A onda da moça de belos cachos louros é mais setentista - sua interpretação de "Your time is gonna come", do Led Zeppelin, tem chamado a atenção no YouTube.

- Alice era babysitter do casal real de Luxemburgo e foi despedida porque fumou um baseado no seu quarto. Ela tem o mix certo de rebeldia e profissionalismo para se tornar esse tipo de cantora meio desarrumada e emocionalmente poderosa que os britânicos adoram - diz Hodgkinson.


Alice inglesa - a Russell
Outra Alice inglesa - a Russell - também aparece bem cotada. Vocalista de projetos como o Quantic e o Bah Samba, ela lançou em 2008 o disco "Pot of gold", com uma versão ainda mais soul de "Crazy", hit do grupo Gnarls Barkley (clique para ouvir). E sempre é bom lembrar de talentos como o da cantora Anna Calvi, um sucesso de crítica (assim como Adele, indicada para o Mercury Prize) que encarna uma Nina Simone muito estranha, com blues, flamenco e rock gótico em seu disco de estreia, "Anna Calvi". As apostas estão abertas.




Silvio Essinger (o globo)

segunda-feira, 25 de julho de 2011

O Meu Amor é Belo - Belo

O Meu Amor é Belo
Belo

Composição: Umberto Tavares/ Prateado/ Jefferson Junior

Eu faço de tudo pra sair contigo
Mesmo carregando um coração ferido
Sombras de um passado que não vem ao acaso
Mas que eu garanto ta bem resolvido
Penso no teu corpo vejo o universo
Possibilidades viram tanto mistério
Tive tanto medo de me envolver
Mas sobra coragem se for com você
Sei que há bem pouco tempo houve tempestade no teu coração
Que prefere a calmaria dessa solidão
Mas o brilho dos teus olhos é mais reluzente quando encontra os meus
Sonho com o sabor do beijo que você não deu

O sol nasceu, quando eu te conheci
Minha alma aqui sorri, já sou teu
O sol nasceu, sentimento tão sincero
Novo amor, um novo elo
Deixa eu te mostrar, que o meu amor é belo




sábado, 23 de julho de 2011

Amy Winehouse - Back To Black

Morte de Amy Winehouse domina Twitter‎

Morte de Amy Winehouse domina Twitter
Hashtag #amywinehouse foi ao primeiro lugar dos trending topics dez minutos após a TV britânica dar a notícia


A cantora foi encontrada morta em seu apartamento neste sábado

São Paulo - A morte da cantora pop Amy Winehouse tornou-se o assunto mais discutido do mundo, no Twitter, apenas 10 minutos após as primeiras notícias serem divulgadas pelas redes de TV na Inglaterra.

A hashtag #amywinehouse subiu à primeira colocação dos trending topics nos minutos seguintes a divulgação, pela rede de TV britânica Sky News, de que a artista foi encontrada morta no apartamento em que vivia, em Londres.

O buzz no Twitter foi acompanhado por uma onda de acessos simultâneos a sites notícias e celebridades, como os americanos TMZ, conhecido por noticiar primeiro a morte de Michael Jackson, e CNN. A forte curva de acessos tornou a estabilidade destes sites intermitente, como é praxe após acontecimentos de grande impacto.

As circunstâncias da morte de Amy ainda não foram divulgadas. As primeiras suspeitas são de que a jovem de 27 anos tenha sofrido uma overdose por consumo de drogas. Reconhecida como artista brilhante e carismática, Amy vivia um drama público de dependência química.

Neste ano, a cantora encerrou precocemente uma turnê de shows na Europa após não conseguir cantar canções inteiras e esquecer trechos de letras, apresentando sinais inequívocos de debilidade.

Amy Winehouse foi encontrada morta em sua casa, em Londres. Veja vídeos


A cantora Amy Winehouse foi encontrada morta em sua casa, em Londres, neste sábado (23), segundo a polícia de Londres. A cantora tinha 27 anos e um histórico de envolvimento com álcool e uso de drogas. Veja abaixo reportagens sobre Amy Winehouse.
A cantora teria sido encontrada morta no flat onde ela morava, de acordo com a Sky News. A vida de AMy Winehouse foi marcada por problemas com drogas e álcool
Brasileiras copiam o estilo de Amy Winehouse


No mês passado, a cantora britânica abandou uma turnê pela Europa após ter sido vaiada durante show na Sérvia por aparentemente estar bêbada demais durante a performance.
Durante 90 minutos, Amy balbuciou partes de suas canções e deixou o palco várias vezes, enquanto a banda continuava o show.
A cantora vinha enfrentando uma longa batalha contra as drogas e o álcool que vinham ofuscando sua carreira nos últimos anos.
Um porta-voz da Polícia Metropolitana de Londres confirmou que a cantora de 27 anos foi encontrada morta na sua casa no bairro de Camden e que o motivo da morte ainda não foi esclarecido.
Uma ambulância do Serviço de Emergência foi chamada, mas segundo a polícia, já teria encontrado a cantora morta.
Winehouse foi aclamada pela crítica já aos 20 anos, com o lançamento de seu primeiro álbum, "Frank".
Em 2006, o lançamento de "Black to Black" consagrou a cantora. O disco foi vencedor de cinco prêmios Grammy
.


sexta-feira, 15 de julho de 2011

Rock in Rio terá Stevie Wonder

Stevie Wonder, Janelle Monáe, Jamiroquai, Joss Stone e uma homenagem à Legião Urbana foram confirmados como alguns dos nomes que se apresentarão na noite extra do Rock in Rio.

O Rock in Rio já havia anunciado sua datas oficiais: dias 23, 24, 25 e 30 de setembro, e 1 e 2 de outubro. A data extra será em 29 de setembro.

Outras atrações desse dia extra serão Afrika Bambaataa, Marcelo Jeneci, Masters at Work e Curumin.

A homenagem à Legião Urbana será feita pelo Concerto Sinfônico Legião Urbana, grupo formado pela Orquestra Sinfônica Brasileira, Marcelo Bonfá, Dado Villa-Lobos e convidados.

Os ingressos para a noite extra começam a ser vendidos à 0h de 26 de julho, pelo site do Rock in Rio. As entradas custam R$ 190. (Clientes do banco Itaú poderão comprar a partir da 0h deste sábado, dia 16, pelo site www.itaucard.com.br/rockinrio.)

O Rock in Rio terá ainda Metallica, Coldplay, Rihanna, Katy Perry, entre outros. Todas as outras noites já estão com ingressos esgotados. [Ig]

Stevie Wonder - I Just Called To Say I Love You


I Just Called To Say I Love You

No New Year's Day to celebrate
No chocolate covered candy hearts to give away
No first of spring
No song to sing
In fact here's just another ordinary day

No April rain
No flowers bloom
No wedding Saturday within the month of June
But what it is, is something true
Made up of these three words that I must say to you

I just called to say I love you
I just called to say how much I care
I just called to say I love you
And I mean it from the bottom of my heart

No summer's high
No warm July
No harvest moon to light one tender August night
No autumn breeze
No falling leaves
Not even time for birds to fly to southern skies

No Libra sun
No Halloween
No giving thanks to all the Christmas joy you bring
But what it is, though old so new
To fill your heart like no three words could ever do

I just called to say I love you
I just called to say how much I care, I do
I just called to say I love you
And I mean it from the bottom of my heart

I just called to say I love you
I just called to say how much I care, I do
I just called to say I love you
And I mean it from the bottom of my heart, of my heart,
Of my heart

I just called to say I love you
I just called to say how much I care, I do
I just called to say I love you
And I mean it from the bottom of my heart, of my heart, of my heart

Eu Só Liguei Para Dizer Eu Amo Você

Nenhum novo dia do ano para comemorar
Nenhum chocolate com açúcar cristalizado no centro para distribuir
Nenhum começo de primavera
Nenhuma canção para cantar
De fato é apenas um dia normal

Nenhuma chuva de abril
Nenhuma flor a desabrochar
Nenhum sábado com casamento no mês de junho
Mas o que é isso, é alguma coisa verdadeira
Feito destas três palavras que eu quero dizer a você

Eu só liguei para dizer eu amo você
Eu só liguei para dizer o quanto eu me importo
Eu só liguei para dizer eu amo você
E eu quero dizer isto do fundo do meu coração

Nenhum verão quente
Nenhum julho morno
Nenhuma luz da lua para colher uma noite tenra de agosto
Nenhuma brisa de outono
Nenhuma folha caindo
Nem mesmo tempo de os pássaros voarem para os céus do sul

Nenhuma constelação do sol
Nenhum dia das bruxas
Nenhum obrigado por toda alegria que você traz no Natal
Mas o que é isso, tão velho e tão novo
Para encher seu coração, como nenhuma das três palavras jamais fariam

Eu só liguei para dizer eu amo você
Eu só liguei para dizer o quanto eu me importo
Eu só liguei para dizer eu amo você
E eu quero dizer isto do fundo do meu coração

Eu só liguei para dizer eu amo você
Eu só liguei para dizer o quanto eu me importo
Eu só liguei para dizer eu amo você
E eu quero dizer isto do fundo do meu coração,do meu coração,
Do meu coração

Eu só liguei para dizer o quanto eu me importo
Eu só liguei para dizer eu amo você
E eu quero dizer isto do fundo do meu coração
do meu coração

terça-feira, 12 de julho de 2011

Por onde anda o cantor Vinny?

Por onde anda o cantor Vinny?
Autor de hit nos anos 90, 'Heloísa mexe a cadeira', músico hoje faz shows misturando rock e eletrônico

foto: Reproduação
Por onde anda o cantor Vinny?
Vinny já foi cabeludo do rock, já cantou só com voz, banquinho e violão e remexeu as cadeiras nacionais com seu sucesso pop "Heloísa mexe a cadeira". Sua atual empreitada, "Clássicos na pista", envolve baixo, bateria e carrapetas: com quase 20 anos de carreira, Vinny diz ter se inspirado na dupla francesa Daft Punk para misturar rock e eletrônico, com bases pré-gravadas.

"Toco versões de músicas de outros artistas, músicas que eu gostaria de ter feito", diz Vinny, dando como exemplos "Beautiful day", do U2 e "Adivinha o quê", de Lulu Santos. O resultado dos remixes, no entanto, é bem diferente do que faz o Daft Punk. E apesar de estar com shows agendados até o fim do ano, Vinny, escaldado, sabe que nunca mais irá repetir o sucesso de "Heloísa mexe a cadeira", de 1997.

"Quando lancei ?Heloísa?, não tinha nada parecido com aquele beat na época. Hoje o mundo mudou, tem a internet, é muito difícil alguma música alcançar aquele sucesso", diz o cantor, que na época, sofreu com a dicotomia da fama. "Era feliz e infeliz. Eu tinha um passado de roqueiro, muitos me viraram a cara. Mas não cuspo no prato que comi, colhi todos os louros e lucros a que tinha direito. Valeu a pena."

Ganhou primeira guitarra aos 15, após vaquinha
Apesar de seus shows atuais não comportarem uma guitarra, este foi o primeiro instrumento que ganhou de presente. "Com 15 anos, meus amigos e familiares fizeram uma vaquinha e compraram uma guitarra. Tive uma vida cascuda, sempre fui pobre, morava em cortiço", conta.

Chegou a cursar Direito, mas largou no último semestre, para desespero da família descendente de italianos. "Com exceção da minha mãe, que sempre me apoiou, o resto do pessoal caiu em cima, disse que eu estava me drogando. Não queria com 21 anos virar um advogado barrigudo e infeliz. Preferi tocar na noite."

Aos poucos, Vinny foi montando seu pé-de-meia, até estourar no meio musical, o que lhe garantiu uma vida mais confortável. "Mas continuo sendo um cara simples, meus amigos são os mesmos, continuo próximo da família", diz.

Pai saiu de casa quando Vinny era criança
Casado há 20 anos com a produtora de eventos argentina Karina Lusbin ("A melhor produtora do Rio de Janeiro", derrete-se), Vinny tem um filho de 11 anos, Luca. A relação próxima com o menino o faz entender cada vez menos o abandono do pai, que saiu de casa quando Vinny tinha apenas sete anos. "Sempre que olho nos olhos do meu filho, entendo menos o meu pai. Quero ser o oposto disso. Luca é o amor da minha vida."

Vinny nunca mais viu o pai, apesar de ter tido uma chance de reencontrá-lo, após um show em Ribeirão Preto. "Uma menina apareceu no camarim dizendo que era minha irmã. Ela era realmente parecida comigo e implorou para que eu visitasse meu pai. Eu disse a ela, 'Não tenho pai'".


EGO

domingo, 3 de julho de 2011

Erasmo Carlos festeja 70 anos de idade e 50 de carreira com show

O show foi beneficente, e parte da renda doada ao Criança Esperança.


No sábado (2) à noite, no Rio, foram comemoradas duas datas muito especiais: um show marcou os 70 anos de vida e os 50 anos de carreira de Erasmo Carlos e o Tremendão realizou o sonho de se apresentar no Theatro Municipal. O show foi beneficente, e parte da renda doada ao Criança Esperança.

Um show histórico para celebrar uma data especial: “Não me arrependo de nada, porque tudo que aconteceu, que eu fiz, fez o homem que eu sou hoje e eu estou muito satisfeito com o homem que eu sou hoje”, conta Erasmo Carlos.

O Tremendão completa também 50 anos de carreira, uma festa entre amigos no Theatro Municipal

“É um gigante gentil, é maravilhoso”, conta a cantora Wanderléia. “Ele é um grande garotão”, brinca a atriz Lilia Cabral. “Uma parte de mim quer ser tudo o que o Erasmo é”, diz o cantor Lulu Santos. “São tantas emoções”, brinca a atriz Patrícia Pilar. “Erasmo sempre” diz Fernanda Torres.

Ao lado de Marisa Monte, um dos maiores sucessos e, no fim, o irmão camarada Roberto Carlos: “Eu vim pra cantar em homenagem a você, com certeza cantar com você. Para mim é sempre um privilégio e dizer para você: parabéns”.

Site do Fantastico

Após desilusão com vida artística, Paula Fernandes diz: 'Renasci das cinzas'

A mineira Paula Fernandes é natural de Sete Lagoas. Antes da fama, chegou a vender rapaduras na feira. Depois de perceber as aptidões artísticas da filha, a mãe da cantora deu forças para que a filha seguisse carreira, mesmo apesar de ter somente 12 anos. “Comecei a cantar aos 8, e aos 10 já gravei um vídeo. Me mudei para São Paulo com minha família, em busca de realizar o meu sonho”, relembrou Paula.

Em determinado momento de sua vida, Paula entrou em depressão e decidiu não cantar mais: “Foi muito sério, mas eu acredito que eu renasci das cinzas porque eu aprendi muito com isso”. Desiludida com a vida artística, ela chegou a cursar faculdade de geografia. “Sem dúvida, temos que encarar a depressão como uma oportunidade”, falou. “Hoje estou aqui para provar que estou bem e que dei a volta por cima”. Relembrando com saudosismo a época em que ela tocava pelos barezinhos de Belo Horizonte, Paula cantou “Tocando Em Frente”.


No palco, Fausto Silva apontou as músicas de Paula que fizeram sucesso nas novelas. Uma delas, “Quando a Chuva Passar”, brilhou em “Escrito nas Estrelas”. “Complicada demais” foi outra música que Paula cantou que contagiou a plateia do Domingão. A cantora recebeu uma homenagem pelos 750.000 discos vendidos e quase foi às lágrimas: ”Estou muito emocionada. É muito bom ver o trabalho reconhecido”.


domingaodofaustao.globo.com

"Isso é Calypso". Trajetória da banda vai ser contada no cinema

A história da banda Calypso será contada no cinema em filme dirigido por Caco de Souza, de "400 contra 1" (2010). Com o título provisório de "Isso é Calypso", a produção terá roteiro de René Belmonte, de "Se eu fosse você" (2005) e Josefina Trota. As produtoras são ViraLata Filmes e Black Maria.

A história do casal Chimbinha e Joelma, da banda Calypso, vai virar filme. "Isso é Calypso", título provisório do projeto, será dirigido por Caco Souza, de "400 Contra 1", e está em fase de captação. O roteiro ficará nas mãos de Josefina Trota e René Belmonte, autor do recente "Assalto ao Banco Central" e da série "Se Eu Fosse Você".

O filme deve misturar realidade e ficção para contar a trajetória do grupo, que já tem mais de 13 milhões de discos vendidos. O Calypso começou a carreira no final da década de 1990, misturando ritmos do norte brasileiro, latinos e caribenhos. Guitarrista virtuose, Chimbinha tocava nos subúrbios de Belém e Joelma se apresentava em Almerin, no interior paraense.

Sem gravadora, independente, o casal conseguiu arrebanhar uma base fiel de fãs, criou moda e acabou se impondo para a grande mídia. "Eles inovaram no som, na maneira como divulgaram seu trabalho e na fórmula que inventaram para que essa parceria na vida pessoal e nos palcos desse tão certo. É um exemplo com o qual o Brasil vai se encantar", afirma Caco Souza em comunicado.

Segundo as produtoras ViraLata Filmes e Black Maria, que cuidam do projeto, o longa-metragem está em fase de captação de recursos e ainda não há previsão para o início das filmagens. Também não foram definidos os atores que interpretarão o guitarrista Chimbinha e cantora Joelma.

Formada há 12 anos em Belém do Pará, a dupla Calypso faz uma mistura de ritmos caribenhos com toques de lambada, guitarrada e carimbó e já vendeu cerca de 13 milhões de CDs.

A banda inovou o modelo empresarial no ramo da música no Brasil com um esquema independente de distruição de discos que não foi afetado pela pirataria.



YouTube - 2º DVD - 02 - Banda Calypso - Pra te esquecer




Pra te Esquecer

Banda Calypso

Composição: Batista Lima

Tanto que eu te imaginei
te dei meu coração
Iludida pelo amor
me perdi na paixão
Quantas vezes eu tentei fazer você feliz
E os meus sonhos de amor você sempre não quis
De que importa se eu chorar?
Se te amei se vou te amar
mas você nunca me amou
Mas eu não vou desistir
Vou lutar pra conseguir
Encontrar outra paixão
pro meu coração
Não dá, não vou, não quero mais
Viver assim já não dá mais
Não quero mais você em minha vida
Preciso encontrar a saída
Não dá, não vou, não quero mais
Viver assim já não dá mais
Não quero mais você em minha vida
Preciso encontrar a saída
pra te esquecer

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Ronny e Rangel - Só quem ama

Ronny e Rangel - Só quem ama


Só Quem Ama
Ronny e Rangel
Composição: Amauri Fontana / Eduardo Leduc


Quando eu penso nas coisas que você me falou
Todas as vezes que a gente se amou
Dá vontade de fazer o tempo voltar, pra ficar com você
Quando eu lembro de tudo que a gente viveu
Das madrugadas que a gente não dormiu
Fecho os olhos quase posso te ver voltando pra mim
Como se nada tivesse mudado
Como se nada tivesse perdido
Essa lambrança de estar ao seu lado
É o motivo pra me deixar vivo
[refrão]
Eu esqueço a distância e o momento
Pra sentir que você está comigo
Eu não mando no meu pensamento
Só quem ama sabe o que é isso
Eu não sei dizer quanto tempo
Vou levar pra mudar meu caminho
Mas será que esquecer vale a pena
Ou é melhor te amar sozinho?



Cantor sertanejo causa acidente após dirigir alcoolizado em São Paulo
O cantor Rangel, da dupla sertaneja Ronny e Rangel, é acusado de dirigir bêbado e provocar um acidente na Rodovia dos Bandeirantes, no interior de São Paulo. Marcos Roberto da Costa, que é o nome verdadeiro do cantor, teria tentado fugir após bater em um carro na volta de uma festa na capital paulista, mas acabou sendo preso.

Dentro do carro, a polícia achou uma garrafa de vodca, uma caixa de remédios e um CD da dupla que ele compõe com Ronny. Rangel chegou à delegacia deitado no carro da Polícia Rodoviária e precisou de ajuda para caminhar até o prédio. Ele confessou que havia bebido vodca e cerveja mas não quis fazer o teste do bafômetro.



SRZD | 01/07/2011