sábado, 27 de junho de 2009
15 Curiosidades sobre Michael Jackson
sexta-feira, 26 de junho de 2009
Passagens de Michael Jackson no Brasil
O cantor norte-americano Michael Jackson, que morreu nesta quinta-feira, 25, em Los Angeles (Estados Unidos) após sofrer uma parada cardíaca, esteve três vezes no Brasil. Uma nos anos 70 com o grupo Jackson Five e outras duas na década passada.
Ele se apresentou pela primeira vez no País em setembro de 1974, quando tinha apenas 16 anos, durante turnê do Jackson Five pela América Latina. Na ocasião, Michael Jackson já era a grande sensação e principal compositor das músicas do grupo. Além de São Paulo, fez shows em Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Já consagrado no mundo da música, Michael Jackson retornou ao Brasil em 1993 para fazer dois shows em outubro daquele ano no Estádio do Morumbi, em São Paulo. Filas de fãs se formaram na porta do local nos dias que antecederam as apresentações. Cerca de 200 mil pessoas assistiram aos shows.
Mas o fato mais marcante aconteceu quando o cantor caminhava pela cidade com sua comitiva de vans, depois de visitar a fábrica de brinquedos Estrela. Um dos carros atropelou dois adolescentes e Márcio Alberto de Paulo, com 15 anos na ocasião, quebrou a perna. Para não manchar a sua passagem pelo País, ele foi visitar o garoto no hospital.
Três anos mais tarde, Michael Jackson esteve novamente no Brasil para gravar um clipe da música They Don't Care About Us. E criou polêmica no Rio de Janeiro.
O governo carioca estava preocupado com a divulgação de imagens de favelas na cidade para todo o mundo. Com isso, o diretor do clipe, Spike Lee, resolveu o problema de forma inusitada: negociou diretamente com traficantes e conseguiu a permissão para gravar cenas no morro Dona Marta.
O mesmo clipe teve imagens gravadas em Salvador e contou com a presença do grupo Olodum.
(Estadão)
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Luto: Michael Jackson está morto
Rei do pop foi levado a hospital de Los Angeles nesta quinta (25).
Segundo NYT, morte teria ocorrido às 17h07, horário de Brasília.
Um legista confirmou a morte do cantor Michael Jackson nesta quinta-feira. O cantor, que estava com 50 anos, foi levado às pressas para o hospital UCLA Medical Center na tarde desta quinta-feira. De acordo com o jornal "Los Angeles Times", ele não estava respirando quando os paramédicos chegaram à sua casa. Eles realizaram reanimação cardiopulmonar no local antes de conduzir Jackson para o hospital.
Os jornais "Los Angeles Times", "New York Times" e as redes de TV Fox News, CNN, NBC e ABC também confirmaram a informação.
O site de celebridades TMZ - primeiro a noticiar a morte - e a agência de notícias Associated Press deram a informação citando fontes próximas ao cantor.
A Fox News afirmou que uma entrevista coletiva será realizada em breve no hospital.
Em seu site, o "NYT" disse que uma autoridade da cidade de Los Angeles confirmou que Michael Jackson morreu. O oficial afirmou que ele morreu à 1h07 PM, horário do Pacífico [17h07, Brasília]".
De acordo com a rede de TV CNN, Randy Jackson, irmão do cantor, afirmou que ele sofreu "um colapso em sua casa". Familiares do músico foram chamados ao hospital.
De acordo com nota publicada no site do "LA Times", o oficial Steve Ruda disse que Jackson não estava respirando quando os paramédicos chegaram à sua casa. Eles realizaram reanimação cardiopulmonar no local antes de conduzir Jackson para o hospital.
Procurado pelo site especializado em celebridades "E! Online", o pai do astro, Joe Jackson, disse que ele teve uma parada cardíaca. "Ele não está bem", afirmou. "A mãe dele está indo para o hospital neste momento para vê-lo. Não tenho certeza do que aconteceu. Estou esperando uma resposta deles."
O porta-voz do corpo de bombeiros de Los Angeles, Devin Gales, não confirmou a identidade de Jackson, mas disse que os paramédicos atenderam a um chamado feito no endereço do cantor às 12h21 locais.
Procurado pela AFP, o agente do cantor, Tohme E. Tohme, não foi encontrado para comentar a internação.
Tentativa de retorno
Michael Jackson, que completou 50 anos em 2008, anunciou em maio o adiamento de alguns dos shows de uma extensa temporada que ele faria em Londres neste ano.
A noite de abertura na O2 Arena, marcada inicialmente para o dia 8 de julho, foi remarcada para o dia 13 do mesmo mês, segundo os produtores. Além disso, algumas apresentações foram transferidas para 2010.
O adiamento das datas aumentou as especulações de que Jackson estaria sofrendo de problemas de saúde.
Do G1, em São Paulo, com agências
terça-feira, 23 de junho de 2009
Lady Gaga se apresenta com sutiã em chamas no Canadá
Lady Gaga se apresenta no MuchMusic Video Awards em Toronto, neste domingo (21). A cantora de 23 anos tocou um medley das suas músicas 'LoveGame' e 'Poker face'. Gaga ainda ganhou o prêmio de melhor vídeo de artista internacional por 'Poker face'.
John Mayer conta no Twitter que foi agredido por Pink
John Mayer aproveitou a discussão causada pela agressão de Will.I.Am, do 'Black Eyed Peas', ao blogueiro de celebridades Perez Hilton para fazer uma confissão.
O cantor postou em seu Twitter que Pink teria partido para cima dele há cerca de um ano. Não se sabe se é verdade, mas, segundo o site 'PopCrunch', há evidências. Veja só!
"Ano passado a Pink me deu uma joelhada 'naquele lugar'. Passei dias irritadíssimo. Eu fiz cena? (sic)", escreveu o cantor fazendo alusão a briga de Will.I.Am com o blogueiro e às versões divulgadas pelos dois em vídeos na rede.
De acordo com o site, a cantora nunca escondeu que não gosta do ex-namorado de Jennifer Anniston.
domingo, 14 de junho de 2009
Família briga por direitos autorais da canção 'Parabéns a você'
14/06/2009 - (Globo Online)
"Parabéns pra vocêNesta data querida
Muitas felicidades
Muitos anos de vida"
O verso acima era a senha para irritar dona Bertha Celeste Homem de Mello. Ao ouvir aquele convidado sorridente cantarolando o trecho citado, ela quase perdia a paciência e fazia questão de esclarecer pela enésima vez os equívocos recorrentes em festinhas de aniversário.
Primeiro, ela frisava, não diga parabéns "pra você". O correto é parabéns "a você". Em seguida, ela emendava sua frase feita: "A felicidade é uma só." Portanto, após "nesta data querida" vem "muita felicidade". No singular. E, por fim, "muitos anos de vida", seguindo o exemplo da própria dona Bertha, que morreu aos 97 anos no município de Jacareí, interior de São Paulo.
Ao longo do tempo, sua preocupação com a pronúncia correta da celebrada letra teve uma razão: usando o codinome Léa Magalhães, dona Bertha compôs a versão em português de "Happy birthday to you", a música mais popular do planeta.
Ela é a autora de "Parabéns a você", canção recorrente em um país com 180 milhões de aniversariantes a cada ano. Esta proporção cai drasticamente quando se trata dos direitos autorais. Na contagem realizada pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), "Parabéns a você" lidera o ranking de execuções públicas na categoria música ao vivo, que relaciona principalmente aqueles shows realizados em bares, restaurantes, casas noturnas e festas.
Esta categoria é um ponto fraco do Ecad, já que monitorar a programação de uma rádio é mais simples do que a de um barzinho no interior do país. Em 2008, a música foi tocada 19.756 vezes, nas contas do Ecad. "Garota de Ipanema" ficou em segundo, com 592 execuções, seguida por "Wave", cantada 565 vezes. "Andança", por incrível que pareça, não chegou entre as dez mais.
A família de dona Bertha tem direito a 8,3% do valor pago por cada execução da música. Poderia ser o dobro desse percentual, mas surgiu um segundo autor de "Parabéns a você" mais de 30 anos depois de o primeiro verso ser feito, no início da década de 40. O produtor musical Jorge de Mello Gambier criou uma segunda estrofe, em 1978, seguindo a mesma melodia: "A você muito amor / E saúde também / Muita sorte e amigos / Parabéns, parabéns."
O segundo trecho se tornou parte da versão original, e Gambier também passou a ter direito a receber 8,3%. No primeiro trimestre de 2009, esta participação representou 450 reais. Gambier recebeu sua parte. A família de Bertha, não. Segundo os herdeiros, a autora jamais recebeu o que teria direito pela execução pública da música. Os 83,4% restantes em direitos autorais recolhidos com a versão brasileira são divididos entre a Warner Chappell (41,67%), editora da Gravadora Warner Music que detém os direitos da música original e de suas versões em outras línguas, e os herdeiros das duas autoras americanas (41,67%).
Em 1893, as irmãs Mildred Jane e Patty Smith Hill, ambas professoras, criaram a canção infantil "Good morning to all" (Bom dia a todos) para alegrar seus alunos do jardim de infância em uma escola em Kentucky, nos Estados Unidos. Alguns anos depois, elas decidiram alterar a letra da canção e surgiu "Happy birthday to you".
De acordo com uma estimativa do mercado fonográfico, a música original rende dois milhões de dólares anuais aos herdeiros das irmãs Mildred e Patty e à editora Warner Chappell. No Brasil, a melodia composta pelas americanas foi adaptada por intermédio da Gravadora Continental (posteriormente comprada pela Warner Music), que promoveu um concurso para escolher a versão nacional, em 1942.
Na época, Bertha tinha 40 anos e morava com o marido em Pindamonhangaba, a cidade onde nasceu, no interior de São Paulo. Formada em farmácia, ela emprestava sua credencial profissional para manter uma drogaria local em funcionamento. Mas não trabalhava no balcão. Tinha uma vida típica de dona de casa e seu passatempo favorito era ouvir rádio. Gostava também de escrever, apesar de não ser uma leitora assídua. Fazia poemas e crônicas até descobrir um filão: os jingles.
Na época, fabricantes de produtos diversos promoviam concursos entre os ouvintes de rádio, e dona Bertha se inscrevia em todos, algumas vezes usando codinomes. Criou rimas para cera, pasta de dente, remédio para dor de cabeça, chá... e começou a arrematar prêmios. Alguns eram em dinheiro, outros pagos em mercadorias. Na casa de dona Bertha, por exemplo, havia um estoque inesgotável de latas de cera que resultou do seguinte verso: "Vou lhe contar um segredo / Que todos sabem de cor / Dá lustro até num rochedo / A supercera Record."
Dona Bertha estava em casa, diante do rádio, quando ouviu o locutor anunciar: a letra escolhida para a versão da música "Happy birthday to you" era a de Léa Magalhães. A quadrinha despretensiosa elaborada em poucos minutos se transformaria na música mais cantada do país pelos próximos anos.
- Quase ninguém acredita quando digo que minha mãe é autora de "Parabéns a você". Acham que é uma música de domínio público - diz Lorice Homem de Mello, filha de Bertha.
sexta-feira, 12 de junho de 2009
Dez Melhores Músicas “Bregas” dos Anos 70 e 80
Chame do que você quiser: Trash, Retrô, Vintage, Cafona, Lixo, Cult… Para mim é música brega. Sem pejorativo, sem classificação, sem medo de sair cantando pela sala… Veja a minha lista. Com certeza você lembra de outras, não se acanhe, diga aí pra gente! (blog RANKZ)
1 – Sandra Rosa Madalena – Sidney Magal
2 – Você é Doida Demais – Lindomar Castilho
4 – Pare de Tomar a Pílula – Odair José
5 – Siga Seu Rumo – Pimpinella
6 – Espelho Meu – Silvio Brito
7 – Cadeira de Rodas – Fernando Mendes
9 – Não se Vá – Jane e Herondi
10 – Eu Sou Rebelde – Lilian
Fonte: RANKZ
terça-feira, 9 de junho de 2009
Adam Lambert, Vice do ‘American idol’ assume ser gay na revista 'Rolling Stone'
Adam Lambert, que ficou em segundo lugar na edição mais recente do "American idol", ganhou a capa da revista “Rolling Stone” norte-americana, em que ele fala sobre sexo, drogas e suas experiências no programa.
Na entrevista, o cantor de 27 anos de San Diego assume que é gay e diz que isso não deveria ser uma surpresa para ninguém. “Tenho orgulho da minha sexualidade”, fala. “Eu a abracei. É apenas uma outra parte de mim”.
Lambert diz ter se inspirado para entrar para o programa da rede Fox depois de uma “experiência psicodélica” no festival Burning Man em Nevada. Ele diz ter experimentado “certos fungos” na ocasião.
“Eu sabia que era minha única chance de ser levado a sério na indústria musical, por ser rápido e amplo”, ele diz sobre o “American Idol”.
Favorito dos juízes, Lambert sempre seguiu à frente no programa, em grande parte por seu impressionante alcance vocal. Quando se mudou para a mansão em Bel-Air com os outros finalistas, ele dividiu o quarto com Kris Allen, que venceu a final do programa disputada com Lambert no mês passado.
'Bonitinho'
“Eu pensei, ‘Ah, me colocaram com o bonitinho”, lembra Lambert. “Distração! Ele é o único cara que eu achava atraente em todo o programa: simpático, despretensioso, bonito e totalmente do meu tipo – exceto pelo fato de ter uma esposa. Quer dizer, ele tem a cabeça aberta e é liberal, mas ele é definitivamente 100% heterossexual”.
De acordo com a “Rolling Stone”, Lambert era aberto sobre a sua sexualidade nos bastidores de “American idol”. Em março, fotos apareceram na internet, mostrando Lambert beijando seu ex-namorado.
“Entrando no programa, pensei, ‘Ok, as pessoas vão falar sobre isso’”, ele conta. “Quer dizer, eu tenho vivido por oito anos em Los Angeles como um homem gay, frequentei clubes e dei uns amassos com alguém em alguma esquina. Mas evidências fotográficas? Não contava com isso, nem estava pronto para que acontecesse”.
Ele diz se preocupar com a possibilidade de que o anúncio sobre sua sexualidade ganhasse destaque em relação a sua voz, então decidiu não falar sobre a imagem e manteve sua vida pessoal debaixo dos lençois.
Entertainer
“Eu sou um entertainer, e quem eu sou e o que eu faço na minha vida pessoal é algo completamente diferente”, explica. “Não deveria ser importante. Mas é. Isso é muito confuso”. Lambert diz que não quer ser um estandarte para os direitos gays. “Estou tentando ser um cantor, e não um líder na luta pelos direitos civis”.
Ele também contou que começou a fumar maconha e experimentou ecstasy pela primeira vez quando estava se apresentando em uma produção europeia de “Hair” quando tinha vinte anos.
“É a primeira vez na minha vida que me sinto em sintonia comigo mesmo, e o fato de isso coincidir com o programa é ótimo”, ele diz. “Digo, ainda tenho momentos em que penso, ‘Oh, minha pele está terrível, e estou um pouco gordo, eu deveria ir mais à academia’. Mas na maior parte do tempo, quando eu me olho no espelho, finalmente vejo alguém que pode fazer algo de legal”.
terça-feira, 2 de junho de 2009
Ivete Sangalo - Olha - Elas cantam Roberto
Olha você tem todas as coisas
Que um dia eu sonhei prá mim
A cabeça cheia de problemas
Não me importo, eu gosto mesmo assim
Tem os olhos cheios de esperança
De uma cor que mais ninguém possui
Me traz meu passado e as lembranças
Coisas que eu quis ser e não fui
Olha você vive tão distante
Muito além do que eu posso ter
E eu que sempre fui tão inconstante
Te juro, meu amor, agora é prá valer
Olha, vem comigo aonde eu for
Seja minha amante, meu amor
Vem seguir comigo o meu caminho
E viver a vida só de amor