segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Phil Collins já vendeu mais de 100 milhões de álbuns em todo o mundo

Philip David Charles Collins, LVO (nascido em 30 de janeiro de 1951) é um Inglês, cantor e compositor, baterista, tecladista e ator mais conhecido como baterista e vocalista de Inglês rock progressivo do grupo Genesis , e como artista solo.



Collins emplacou vários hits no Reino Unido e os Estados Unidos entre 1978 e 1994, tanto como artista solo ou com o Gênesis. Seus singles, muitas vezes, lidam com o amor perdido, variando entre o tambor pesado " In the Air Tonight ", o pop dance de" Sussudio ", com piano" Against All Odds ", às declarações políticas de" Another Day in Paradise ". Sua popularidade internacional transformou Gênesis a partir de um grupo de rock progressivo para uma regular na parada pop e um esteio MTV.
Profissional de carreira musical Collins começou como baterista, primeiro na obscura banda de rock Flaming Youth e depois com Gênesis. No Gênesis, Collins originalmente ficava no backing vocals para o vocalista principal Peter Gabriel , cantando como vocalista principal em apenas duas músicas: "Para Absent Friends" a partir de 1971 e no álbum Cryme Enfermagem e "More Fool Me" Vendendo a Inglaterra por Pound , que foi lançado em 1973. Após a saída de Gabriel, em 1975, Collins se tornou vocalista do grupo. No encerramento da década, primeiro hit internacional do Gênesis, " Follow You, Follow Me ", demonstrou uma mudança drástica do primeiros anos de banda.

Sua carreira solo concorrente, fortemente influenciado por sua vida pessoal, trouxe ele e Gênesis sucesso comercial . De acordo com a Atlantic Records , do total de vendas mundiais Collins como artista solo, a partir de 2000, foram 150 milhões. Ele já ganhou sete Grammy Awards , um Oscar e dois Globos de Ouro por seu trabalho solo. Ele foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame como membro do Genesis em 2010.

Collins é um dos três únicos artistas (junto com Paul McCartney e Michael Jackson ), que já venderam mais de 100 milhões de álbuns em todo o mundo, tanto como artistas solo e (em separado) com o principais membros de uma banda. De acordo com a Billboard Magazine, quando o seu trabalhar com o Genesis, seu trabalho com outros artistas, bem como sua carreira solo é totalizado, Collins tem mais de 40 hits na Billboard Hot 100 chart para o 1980. Em 2008, Collins foi classificada como a mais bem sucedida artista de 22 na " Billboard Hot 100 A Top-Time Todos os Artistas ".

Phil Collins já colaborou com vários artistas conhecidos, como George Harrison, Paul McCartney, Eric Clapton, Roland Orzabal, Robert Plant, Ringo Starr,John Lennon, Mike Oldfield, Sting, Mark Knopfler, Peter Gabriel, Bee Gees e Ravi Shankar. Fez uma participação especial em Woman in Chains, do Tears for Fears,também participou do album Break Every Rule de Tina Turner, tocando bateria em musicas como Typical Male e Girls, e também colaborou com a banda Led Zeppelin no Live Aid, tocando bateria.

Depois que Peter Gabriel deixou o Genesis em 1975, Collins assumiu os vocais. Esse foi o período de maior sucesso comercial da banda, que continuou através dos anos 80. Enquanto trabalhava tanto como vocalista quanto de baterista, dava os primeiros passos de uma bem-sucedida carreira solo.


Apesar da enorme popularidade, as vendas dos discos de Collins começaram a decair nos anos 90. Em 2003 ele anunciou que iria terminar sua carreira solo, fazendo uma turnê de despedida. Em 2006, juntamente com Mike Rutherford e Tony Banks, anunciou uma nova turnê da banda Genesis, com a qual também participou do Live Earth, em 2007.

Em Abril de 2008 disse em entrevista ao The Times que não vai voltar a gravar nem sequer regressar à estrada. Collins vai dedicar-se à colecção de memorabilia relativa à batalha do Álamo.

Em 23 de Maio de 2008, Phil Collins anuncia o fim da sua carreira. O motivo foi um problema nas cordas vocais, que dificulta o canto, anteriormente também teve problemas com a audição.
Em 19 de Outubro de 2009, anunciou que também irá parar de tocar bateria. Após uma cirurgia em uma das vértebras da coluna cervical (próxima a nuca) que teve como seqüela a perda da sensibilidade nos dedos que o impede de tocar o instrumento. Comentou inclusive, em tom de humor, que a única forma para tocar seria a de alguém colar as baquetas em suas mãos.

Em 13 de Setembro de 2010 Phil Collins volta a gravar, com o lançamento do álbum "Going Back" com faixas de standarts da Motown Records e de Soul Music dos anos 60.

Collins se casou com a canadense Andrea Bertorelli em 1975. Eles tiveram um filho, Simon Collins e Phil adotou a filha de Andrea, Joely Collins. Eles se divorciaram em 1980. Seu segundo casamento foi com Jill Tavelman, entre 1984 e 1996, no qual teve uma filha, Lily. Collins se casou novamente em 1999, com Orianne Cevey. Tiveram dois filhos, Nicholas e Matthew. Se separaram em 2006. É defensor dos direitos dos animais e torcedor do Tottenham Hotspur Football Club.

Wikipedia

Nenhum comentário: