domingo, 14 de junho de 2009

Família briga por direitos autorais da canção 'Parabéns a você'

14/06/2009 - (Globo Online)

"Parabéns pra você
Nesta data querida
Muitas felicidades
Muitos anos de vida"
foto: Alessandra del Bene
Disco gravado em 1961 com a canção Parabéns a você com letra de autoria de Bertha Celeste Homem de Mello, também conhecida como Léa Magalhães
Disco gravado em 1961 com a canção Parabéns a você com letra de autoria de Bertha Celeste Homem de Mello, também conhecida como Léa Magalhães

O verso acima era a senha para irritar dona Bertha Celeste Homem de Mello. Ao ouvir aquele convidado sorridente cantarolando o trecho citado, ela quase perdia a paciência e fazia questão de esclarecer pela enésima vez os equívocos recorrentes em festinhas de aniversário.

Primeiro, ela frisava, não diga parabéns "pra você". O correto é parabéns "a você". Em seguida, ela emendava sua frase feita: "A felicidade é uma só." Portanto, após "nesta data querida" vem "muita felicidade". No singular. E, por fim, "muitos anos de vida", seguindo o exemplo da própria dona Bertha, que morreu aos 97 anos no município de Jacareí, interior de São Paulo.

Ao longo do tempo, sua preocupação com a pronúncia correta da celebrada letra teve uma razão: usando o codinome Léa Magalhães, dona Bertha compôs a versão em português de "Happy birthday to you", a música mais popular do planeta.

Ela é a autora de "Parabéns a você", canção recorrente em um país com 180 milhões de aniversariantes a cada ano. Esta proporção cai drasticamente quando se trata dos direitos autorais. Na contagem realizada pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), "Parabéns a você" lidera o ranking de execuções públicas na categoria música ao vivo, que relaciona principalmente aqueles shows realizados em bares, restaurantes, casas noturnas e festas.

Esta categoria é um ponto fraco do Ecad, já que monitorar a programação de uma rádio é mais simples do que a de um barzinho no interior do país. Em 2008, a música foi tocada 19.756 vezes, nas contas do Ecad. "Garota de Ipanema" ficou em segundo, com 592 execuções, seguida por "Wave", cantada 565 vezes. "Andança", por incrível que pareça, não chegou entre as dez mais.

A família de dona Bertha tem direito a 8,3% do valor pago por cada execução da música. Poderia ser o dobro desse percentual, mas surgiu um segundo autor de "Parabéns a você" mais de 30 anos depois de o primeiro verso ser feito, no início da década de 40. O produtor musical Jorge de Mello Gambier criou uma segunda estrofe, em 1978, seguindo a mesma melodia: "A você muito amor / E saúde também / Muita sorte e amigos / Parabéns, parabéns."

O segundo trecho se tornou parte da versão original, e Gambier também passou a ter direito a receber 8,3%. No primeiro trimestre de 2009, esta participação representou 450 reais. Gambier recebeu sua parte. A família de Bertha, não. Segundo os herdeiros, a autora jamais recebeu o que teria direito pela execução pública da música. Os 83,4% restantes em direitos autorais recolhidos com a versão brasileira são divididos entre a Warner Chappell (41,67%), editora da Gravadora Warner Music que detém os direitos da música original e de suas versões em outras línguas, e os herdeiros das duas autoras americanas (41,67%).
foto: Alessandra del Bene
Reprodução de foto de Bertha Celeste Homem de Mello, também conhecida como Léa Magalhães e autora da letra de Parabéns a você
Reprodução de foto de Bertha Celeste Homem de Mello, também conhecida como Léa Magalhães e autora da letra de Parabéns a você


Em 1893, as irmãs Mildred Jane e Patty Smith Hill, ambas professoras, criaram a canção infantil "Good morning to all" (Bom dia a todos) para alegrar seus alunos do jardim de infância em uma escola em Kentucky, nos Estados Unidos. Alguns anos depois, elas decidiram alterar a letra da canção e surgiu "Happy birthday to you".

De acordo com uma estimativa do mercado fonográfico, a música original rende dois milhões de dólares anuais aos herdeiros das irmãs Mildred e Patty e à editora Warner Chappell. No Brasil, a melodia composta pelas americanas foi adaptada por intermédio da Gravadora Continental (posteriormente comprada pela Warner Music), que promoveu um concurso para escolher a versão nacional, em 1942.

Na época, Bertha tinha 40 anos e morava com o marido em Pindamonhangaba, a cidade onde nasceu, no interior de São Paulo. Formada em farmácia, ela emprestava sua credencial profissional para manter uma drogaria local em funcionamento. Mas não trabalhava no balcão. Tinha uma vida típica de dona de casa e seu passatempo favorito era ouvir rádio. Gostava também de escrever, apesar de não ser uma leitora assídua. Fazia poemas e crônicas até descobrir um filão: os jingles.

Na época, fabricantes de produtos diversos promoviam concursos entre os ouvintes de rádio, e dona Bertha se inscrevia em todos, algumas vezes usando codinomes. Criou rimas para cera, pasta de dente, remédio para dor de cabeça, chá... e começou a arrematar prêmios. Alguns eram em dinheiro, outros pagos em mercadorias. Na casa de dona Bertha, por exemplo, havia um estoque inesgotável de latas de cera que resultou do seguinte verso: "Vou lhe contar um segredo / Que todos sabem de cor / Dá lustro até num rochedo / A supercera Record."
Dona Bertha estava em casa, diante do rádio, quando ouviu o locutor anunciar: a letra escolhida para a versão da música "Happy birthday to you" era a de Léa Magalhães. A quadrinha despretensiosa elaborada em poucos minutos se transformaria na música mais cantada do país pelos próximos anos.

- Quase ninguém acredita quando digo que minha mãe é autora de "Parabéns a você". Acham que é uma música de domínio público - diz Lorice Homem de Mello, filha de Bertha.

Nenhum comentário: