sábado, 19 de julho de 2008

Dolores Duran - A Noite do Meu Bem

Videoclipe: DOLORES DURAN - A noite do meu bem


A Noite do Meu Bem
Dolores Duran


Hoje eu quero a rosa mais linda que houver
E a primeira estrela que vier
Para enfeitar a noite do meu bem
Hoje eu quero paz de criança dormindo
E abandono de flores se abrindo
Para enfeitar a noite do meu bem
Quero a alegria de um barco voltando
Quero ternura de mãos se encontrando
Para enfeitar a noite do meu bem
Ah! eu quero o amor, o amor mais profundo
Eu quero toda beleza do mundo
Para enfeitar a noite do meu bem
Ah! como este bem demorou a chegar
Eu já nem sei se terei no olhar
Toda pureza que eu quero lhe dar.





Dolores Duran
7/6/1930 24/10/1959

Biografia
A estréia artística de Adiléia Silva da Rocha foi aos dez anos de idade no programa Calouros em Desfile, comandado por Ary Barroso na Rádio Tupi, em que obteve o primeiro lugar. Dois anos depois, com a morte do pai, passou a trabalhar como atriz de teatro e de rádio. Aos 16 anos adotou o nome artístico Dolores Duran e foi crooner de boates cariocas. Em 1952 gravou o primeiro disco e começou a ficar famosa com suas interpretações de "Canção da Volta" (A. Maria/ I. Neto) e "Bom É Querer Bem" (Fernando Lobo). Sua primeira composição, em parceria com Tom Jobim, foi "Se É por Falta de Adeus", de 1955, gravada por Doris Monteiro. A parceira com Tom rendeu outros clássicos da MPB, como "Por Causa de Você" e "Estrada do Sol". Outros sucessos compostos por Dolores foram "Fim de Caso", "Solidão", "Castigo", e ainda parceiras com Ribamar: "Pela Rua", "Ternura Antiga" e "Idéias Erradas". Excursionou em 1958 com outros artistas pela União Soviética, separando-se do grupo e passando uma temporada cantando em Paris. De volta ao Brasil no ano seguinte, compôs o seu maior sucesso, "A Noite do Meu Bem". Morreu aos 29 anos de parada cardíaca, provavelmente de overdose de barbitúricos, depois de uma apresentação na boate Little Club. Depois de sua morte precoce, sua fama cresceu muito, e vários artistas como Lúcio Alves e Nana Caymmi consagraram discos à sua obra. Em 1999/2000 a peça teatral "Dolores", que conta a história de sua vida, se apresentou com enorme êxito em grandes cidades brasileiras.

Fonte: cliquemusic.uol.com.br

Nenhum comentário: