sábado, 10 de outubro de 2009

Sites ajudam a fazer seleções musicais


Se você não tem pretensões de se apresentar para plateias nem de criar suas próprias composições, pode se arriscar na área de seleções musicais. Diversos sites na internet ajudam os fãs de música a compilar seleções, que podem ser colocadas em sites e blogs.

O Grooveshark (http://grooveshark.com) é um dos mais práticos do gênero. O site permite que você escute música sob demanda --ou seja, sem baixá-la para o seu computador. "Encontre qualquer música do mundo e a escute instantaneamente", "seja apresentado a novas músicas e a novos amigos" e "adicione faixas e tenha acesso a elas de qualquer lugar" são os motes do site.
Reprodução
Site Grooveshark, que permite escutar música sob demanda, sem baixá-la para o computador; é um dos mais práticos do gênero
Site Grooveshark, que permite escutar música sob demanda, sem baixá-la para o computador; é um dos mais práticos do gênero
Para começar a fazer sua playlist, cadastre-se no site. Em seguida, digite na caixa de busca o nome da música ou do artista que você quer ouvir.

Assim que o resultado aparecer, você terá opções como ouvir, compartilhar, colocar em um site, marcar como favorito ou, finalmente, adicionar a uma playlist. Fazendo isso, uma caixinha se abre. Clique em Create new e dê um nome à sua seleção.
Em seguida, escolha mais músicas e vá adicionando-as à sua playlist.
Quando se der por satisfeito, clique no seu login, opção que fica do lado direito. Vá a View Music e Playlist. Selecione sua mais nova criação e clique na seta Embed, que vai levá-lo à criação de um widget, o que vai permitir que você coloque a seleção em seu blog.

Escolha entre Mirror Changes e Copy Songs, selecione o estilo do tocador que vai aparecer na página e clique em Next Step. Se não quiser fazer mais modificações, clique em Finish. O programa estará pronto e você terá a opção de colocá-lo em diversos sites, como Blogger, Wordpress, Live Spaces, MySpace, iGoogle e Orkut.

Outras opções para criar playlists são o Blip.fm, o Slacker e o 8tracks. Em todos os casos, faça seu cadastro e siga os passos.

Podcast
Para quem gosta de podcasts, há opções como o Podomatic, que permite criar, mixar, hospedar e compartilhar seleções diretamente na internet. Para usar o serviço gratuito, basta se cadastrar.
Nesse momento, você também escolhe a URL do seu podcast. Por exemplo: seunome.podomatic.com. Se você quiser fazer locução, vai precisar ter um microfone.
Em seguida, vá a My Podcast e a Post New Episode. Você tem como opções usar o Flash uploader -uma janela se abrirá e você poderá subir arquivos de até 350 Mbytes; escolher arquivos de seu micro; e gravar voz, entre outras.

Dê nome ao seu podcast e adicione uma descrição. Você pode incluir uma foto e acrescentar tags, etiquetas que tornam seu podcast mais localizável pelos demais usuários.

Para finalizar, clique em Post Episode. Espere um pouco para que os arquivos sejam processados e veja o resultado. Basta clicar no Play para ouvir a seleção. Você ainda pode postar o podcast em redes sociais, colocá-lo em sites e ver estatísticas sobre ele.




DANIELA ARRAIS
da Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: