segunda-feira, 5 de março de 2012

Carly Simon. Por onde anda a autora da balada 'Coming Around Again'?

A cantora norte-americana Carly Simon nasceu em Nova York, em 1945. Filha de um empresário e pianista e de uma ativista civil e cantora, a música sempre esteve presente na sua vida. Tanto que a carreira começou em família: em 1974, Carly se juntou à irmã Lucy para formar a dupla 'The Simons Sisters'.

Carly Simon quando ganhou
o Oscar de melhor canção
por 'Let The River Run'
Um pouco depois Lucy, a mais velha das irmãs, resolveu se casar e abandonar a carreira. Apaixonada por música, Simon continuou, e lançou dois anos depois, um de seus grandes sucessos, 'Nobody Does it Better' (1976), música que faz parte da trilha do filme '007 - O espião que me amava', e a consagrou nos Estados Unidos. Mas logo nesse início de carreira, Simon passou por uma situação constrangedora, quando seu empresário lhe fez uma proposta indecente ? isso mesmo que você imaginou ? em troca de seus serviços. Como a própria cantora diz em sua biografia, ele não era bem o tipo de cara pelo qual valia a pena se vender.

Em 1983, a animada 'You Know What to Do' ganhou as paradas e pistas. No Brasil, Carly Simon despontou com a balada 'Coming Around Again', de 1987, que embalou muitos bailes e romances durante os anos 80 depois de servir de trilha sonora para o filme 'A Difícil Arte de Amar'. E a parceria com o cinema não parou aí. Na seqüência vieram 'Two Looking at One', para o filme Karatê Kid III e 'Let de River Run', canção com a qual ganhou o Oscar de melhor canção.

Na década de 90 a cantora decidiu se arriscar na literatura lançando cinco livros infantis. Os discos continuaram, entre eles, trabalhos independentes como duetos com Plácido Domingos, Frank Sinatra e James Taylor, com quem foi casada de 1972 a 1983 e teve 3 filhos. Em 1998 a cantora passou pelo pior momento de sua vida ao ser submetida a uma mastectomia devido a um câncer de mama.

"Depois da minha recuperação do câncer eu fiquei um pouco depressiva. Qualquer experiência, como os compositores sabem, é algo que pode ser transformado em música. Com tanto que você se lembre de respirar fundo primeiro", diz a cantora em sua biografia ao comentar a doença. A música 'I Forget' é uma das referências a essa fase difícil.

Recuperada, em 2000, a cantora lançou 'The Bedroom Tapes', e continuou a criar trilhas. Apesar de não freqüentar mais as paradas de sucesso, Carly Simon continua gravando. Este ano ela lançou o álbum 'This Kind of Love', mas a pouca publicidade deve-se a um fato curioso: a cantora não gosta de se apresentar para grandes platéias.



LETRA

Coming Around Again
Baby sneezes
Mommy pleases
Daddy breezes in
So good on paper
So romantic
But so bewildering

I know nothing stays the same
But if you're willing to play the game
It's coming around again
So don't mind if I fall apart
There's more room in a broken heart

You pay the grocer
Fix the toaster
Kiss the host Good-bye
Then you break a window
Burn the Soufflé
Scream a lullaby

I know nothing stays the same
But if you're willing to play the game
It's coming around again
So don't mind if I fall apart
There's more room in a broken heart

And I believe in love
But, what else can I do?
I'm so in love with you

I know nothing stays the same
But if you're willing to play the game
It will be coming around again

Baby sneezes (I believe in love)
Mommy pleases (I believe in love)
Daddy breezes in (I believe in love)

I know nothing stays the same
But if you're willing to play the game
It will be coming around again

I do believe
I do believe
I believe in love...

Coming around again
Coming around again
Nothing stays the same
But if you're willing to play the game
It will be coming around again

I believe in love (I believe in love)
I believe in love (I believe in love)
And it's coming around again...

TRADUÇÃO
Acontecendo Novamente
O bebê espirra
A mamãe agrada
Papai entra de repente
É tudo tão bom na teoria
Tão romântico
Mas tão assustador

Eu sei que nada permanece a mesma coisa
Mas se você estiver com vontade
Tudo pode acontecer novamente
Então não se importe se eu cair aos pedaços
Pois há mais espaço em um coração partido

Você paga o vendedor
Conserta a torradeira
Dá um beijo de adeus nas vistas
Então você quebra uma janela
Queima o suflê
E grita uma canção de ninar

Eu sei que nada permanece a mesma coisa
Mas se você estiver disposto a jogar o jogo
Tudo pode acontecer novamente
Então não se importe se eu cair aos pedaços
Pois há mais espaço num coração partido

E eu acredito no amor
Mas, o que mais eu posso fazer ?
Eu sou tao apaixonada por você

Nada fica do mesmo modo
Mas se você estiver com vontade
Podemos começar tudo novamente

O bebê espirra
A mamãe agrada
Papai entra de repente

Eu sei que nada fica a mesma coisa
Mas se você estiver com vontade
Podemos começar tudo novamente

E eu acredito
E eu acredito
E eu acredito no amor...

Acontecendo novamente
Acontecendo novamente
Nada permanece igual
Mas se você estiver disposto a jogar o jogo
Podemos começar tudo novamente

Eu acredito no amor (eu acredito no amor)
Eu acredito no amor (eu acredito no amor)
E esta acontecendo de novo...

Nenhum comentário: