quarta-feira, 12 de setembro de 2012

David Bowie. Fãs mantêm o recluso cantor na ativa


Fãs mantêm David Bowie na ativa
Longe dos holofotes desde 2004, músico inglês ganha exposição em Londres, que deve passar pelo Brasil, e tributo no Rio


Foto da capa do álbum 'Aladdin Sane', de 1973, concebida por 
Brian Duffy e Celia Philo. A maquiagem icônica foi assinada por
Pierre La Roche Divulgação
RIO - A última atualização no site oficial de David Bowie foi em fevereiro deste ano. Não há datas de shows divulgadas. Nascido na Inglaterra, há 65 anos, ele não participou das cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas (embora seu repertório tenha sido lembrado). E não existe previsão de lançamento de um novo álbum, segundo a Sony Music, gravadora com a qual mantém vínculo desde seu último trabalho, Reality (2004). Apesar disso, fãs, admiradores e profissionais da arte preparam homenagens para o músico inglês, que está longe dos palcos desde que teve um ataque cardíaco, em 2004.
O britânico Victoria & Albert Museum vai ser sede, entre 23 de março e 28 de julho de 2013, da exposição David Bowie is, com mais de 300 objetos que fazem parte de sua carreira e vida pessoal. Victoria Broackes, cocuradora da mostra, explica ao GLOBO, em entrevista por e-mail, como surgiu a ideia de contar a história do camaleão.

David Bowie é um dos pioneiros e um dos mais influentes artistas da modernidade. Não vamos mostrar só a relação com rock e pop, mas também a influência dele no design, moda, fotografia, cinema, teatro e arte. David Bowie is vai explorar seu processo criativo como artista inovador e ícone cultural, além de sua constante reinvenção durante décadas. Também vamos mostrar como o individualismo inspirou outras pessoas a desafiar convenções e conquistar liberdade de expressão. Assim, as pessoas vão entender como ele é tão influente até hoje.

No dia 28 de agosto, Bowie quebrou o silêncio em sua página no Facebook para esclarecer que não participou da curadoria da mostra, embora alguns veículos de comunicação tenham noticiado o contrário. Na verdade, o que o artista fez foi abrir as portas do David Bowie Archive, uma instituição privada criada por ele para organizar seu acervo, que chega a 60 mil peças.

Ele concordou em abrir o David Bowie Archive para o Victoria & Albert, mas não se envolveu de maneira alguma na seleção dos objetos, nem na curadoria explica Victoria. Serão mais de 300 objetos, incluindo 60 figurinos de show, como os collants de Ziggy Stardust (1972) desenhados por Freddie Burretti. As criações extravagantes de Kansai Yamamoto para a turnê Aladdin Sane (1973), o figurino de Ashes to Ashes (1980) feito por Natasha Korniloff, além da peça criada por Alexander McQueen para a capa do álbum Earthling (1997). O acervo ainda conta como fotos, trechos de filmes, shows, videoclipes e bastidores, além de diários, letras de músicas manuscritas, rascunhos e alguns instrumentos.

Além de ter virado foco de grupos musicais, atores e investidores estrangeiros, o Brasil é a menina dos olhos até do Victoria & Albert Museum. Os produtores da mostra estudam possibilidades de promover itinerância à exposição, a exemplo da mostra Elvis Experience, que está em São Paulo até 5 de novembro. E o país é um forte candidato a receber os objetos pessoais de Bowie.

Ainda estamos confirmando alguns detalhes, mas temos a intenção de tornar a exposição itinerante, e o Brasil tem grande chance. Em 2011, recebemos cerca de 28 mil turistas brasileiros no museu. Em outubro, vamos expor acervo de Bispo do Rosario, e esperamos atrair mais brasileiros anima-se a cocuradora.

Cariocas fazem homenagem com música

No Brasil, os músicos Priscila (voz), guga_bruno, Vinicius Bordalo (guitarras, vocais), Jamil Li Causi (baixo, vocal), Edson Montebeller (sax, flauta, vocais) e Davi Lisboa (bateria) criaram a banda Invasores de Marte para celebrar os 40 anos do lançamento do marcante disco The rise and fall of Ziggy Stardust and the spiders from Mars, de 1972. Ex-integrantes de importantes grupos da cena alternativa, como Lasciva Lula, Pic-Nic e Audaz, eles tocam o álbum na íntegra no Studio RJ (no Arpoador), nesta quinta-feira (13), às 21h. Os ingressos custam R$ 40 (R$ 20 na lista amiga). Veja vídeo de ensaio dos Invasores de Marte para o show.

Bowie provocou um marco na cultura. Podemos dividir o mundo pop em antes e depois da aparição dele, que sempre foi um ícone para vários campos da arte. Estamos esperando a nova aparição para ver como ele ainda vai inovar comenta o baterista, aproveitando para revelar o repertório do show. Além do Ziggy Stardust, vamos tocar alguns clássicos, como Under pressure, Rebel, Rebel e Changes.

12/09/2012 - 16h00 | O Globo

Nenhum comentário: