quinta-feira, 14 de agosto de 2008

DISCOS: Zeca Baleiro, uma bomba sem efeito de destruição

Vídeo: Zeca Baleiro - QUASE NADA


DISCOS: Zeca Baleiro, uma bomba sem efeito de destruição

O cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro é daqueles músicos que conseguem se destacar no universo padronizado de artistas e bandas que surgem a todo momento no cenário brasileiro. Dono de um cancioneiro próprio, ele passeia bem pelos estilos mais diversos, mantendo-se fiel ao quê regional que o consagrou.

Três anos depois de "Baladas do Asfalto & Outros Blues", disco que ele lançou em 2005, Zeca volta às lojas com material inédito, literalmente para dar e vender. O hiato sem gravações rendeu tanto que ele lança as novidades em dois volumes, com o nome de "O Coração do Homem Bomba". O primeiro CD já está nas lojas e o segundo está previsto para novembro.

Para dar vida às canções, ele contou com o apoio da sua banda, "Os Bombásticos", que gravou as bases das músicas entre fevereiro e abril do ano passado. Foram 25 bases que deram origem aos dois volumes do álbum. Nomes de peso como Fernando Nunes (baixo, que já tocou com Cássia Eller); Tuco Marcondes (violão e guitarra), Kuki Stolarski (bateria e percussão), Adriano Magoo (piano e teclados) e Evaldo Luna (que também produziu o disco ao lado de Zeca e comandou os samplers do álbum) fizeram parte deste novo projeto.

Além de composições do próprio Zeca Baleiro, há dobradinhas interessantes, como a com Chico César, parceiro antigo, com quem ele fez "Aquela Prainha" e "Geraldo Vandré"; Zé Geraldo, que assina com Zeca a faixa "Ela Falou Malandro"; ou Joãozinho Gomes, poeta paraense radicado no Amapá, que compôs a divertida "Você é Má". De outras safras, ele incluiu duas releituras: uma de Luiz Ayrão, "Bola Dividida"; e outra de André Abujamra, da banda Karnak, "Alma Não Tem Cor".

Os arranjos e o som captado no disco mostram um Zeca a fim de fazer o simples, mesmo que misturando tudo: reggae, funk, soul, rock, ska, samba e MPB, com letras que falam de solidão, saudade, loucura, tempos modernos e, é claro, amor. Assim, o disco soa pop.

Mudanças

E soa como o Zeca antigo, trazendo como referências as suas primeiras composições. Mas o álbum é despretensioso, no sentido de que não tenta promover grandes mudanças ou inovações musicais. Uma novidade fica por conta do site oficial de Zeca (www.zecabaleiro.com.br), que disponibilizou músicas, um videoclipe (o da música "Toca Raul") e a capa do CD para que o internauta possa baixar gratuitamente. Por lá, também é possível acompanhar as notícias do projeto ? os detalhes do próximo volume e o material extra, que estará disponível no site a partir de 17 de setembro.

Trata-se de uma forma de enfrentar a crise (no sentido de mudanças) pela qual vem passando o mercado fonográfico. Mas também um jeito de encarar os novos rumos propostos pelos avanços tecnológicos, por exemplo, sem ter que desconstruir nada. "Esse disco não tem conceito. Também nada desconstrói. É um disco de música popular, a boa e velha música popular brasileira. Espero que baste", dispara em seu texto sobre o disco.

E a resposta é que realmente basta. É um disco que fala através da música e não só pelo conceito que tenta impor, que também é muito bom ? o material do encarte do disco e a forma como ele foi lançado e disponibilizado ao público são bem bolados. Fica clara a preocupação musical, com a escolha das composições e o capricho nos arranjos. Zeca, que produziu o disco, ao lado de Evaldo Luna e da banda bombástica, lançou-se como um homem-bomba que acredita primeiro em sua música. Um kamikaze que não tem medo de se arriscar, nem de errar pela sua música. É essa a grande verdade que guia o coração do homem-bomba Zeca Baleiro.

Ouça
Faixa do CD ?O Coração do Homem Bomba

Zeca Baleiro
CD "O Coração do Homem Bomba"
MZA Music 13 faixas
Quanto: R$ 25, em média
Ouça


Tatiana Wuo - A Gazeta

Nenhum comentário: