domingo, 21 de setembro de 2008

Rihanna brilha no disputado cenário da música negra

Rihanna brilha no disputado cenário da música negra


À mesma proporção de suas longilíneas pernas se mede o tamanho do real sucesso no qual se transformou a cantora Rihanna. Nascida num pequeno país chamado Barbados, Robyn Rihanna Fenty conseguiu vencer no disputado mercado musical norte-americano. Hoje, a jovem estrela é um fenômeno da música mundial, principalmente entre o público adolescente, inclusive no Brasil.

Por aqui, esse sucesso se faz visível nas vendas do seu primeiro DVD ao vivo, intitulado "Good Girl Gone Bad Live", gravado em Manchester, Inglaterra. Menos de um mês após o lançamento, o material já ultrapassou a marca das 16 mil unidades vendidas em terras tupiniquins, transformando o Brasil no líder mundial de vendas do DVD. Isso sem contar as várias cópias pirata já espalhadas pelas bancas da cidade.

Ouça:
Umbrella

Push Up On Me

Toda essa projeção se deve ao talento da cantora ? que segue o estilo rhythm and blues ? e também ao apoio de um padrinho de peso. Se tudo o que ela toca vira ouro, boa parte desse crédito deve ser dado ao rapper Jay-Z. Dono de espírito empreendedor, o cantor norte-americano foi o responsável por lapidar a carreira de Rihanna, entregando-a nas mãos de produtores gabaritados e a transformando em sua "estrela protegida".

Com o suporte de Jay-Z, várias portas se abriram para Rihanna. E os números estão totalmente a favor da cantora, que já vendeu mais de 12 milhões de álbuns com seus três discos já lançados: "Music of the Sun" (2005), "A Girl Like Me" (2006) e "Good Girl Gone Bad" (2007), o divisor de águas de sua carreira.

Se antes Rihanna já brilhava com os hits "SOS" e "Unfaithful", foi o disco de 2007 que alçou de vez seu nome ao topo da música pop atual. Foi daí que ela retirou pérolas musicais, como aquela do refrão grudento "ella, ella, ella" presente na faixa "Umbrella" (a canção mais tocada nas rádios em 2007), além de "Don't Stop the Music", voltada para as pistas de dança, e a romântica "Hate That I Love You", com Ne-Yo.

Entressafra 

Como se já não bastasse todo esse alvoroço em torno de sua carreira, Rihanna e seus produtores não perderam tempo. Aproveitando o período de entressafra do mercado norte-americano - Beyoncé, Britney Spears e Christina Aguilera, suas concorrentes diretas, ainda estão em estúdio e não têm material novo na praça -, a cantora resolveu relançar o disco "Good Girl Gone Bad: Reloaded", contendo outros hits instantâneos: "Take a Bow", "If I Never See Your Face Again" (com Maroon 5) e "Disturbia", com dois deles chegando ao topo da parada da "Billboard".

Para os fãs, a notícia do momento é o show que a cantora fará no Brasil em fevereiro de 2009. O local escolhido para a apresentação única, até onde se sabe, é um clube na Praia do Jurerê, em Florianópolis, Santa Catarina. O site oficial de Rihanna, entretanto, ainda não confirmou a vinda da cantora e ainda não há informações se ela se apresentará em outras cidades.

Cantora não convence em versão ao vivo 

O registro do show "Good Girl Gone Bad Live", lançado agora em DVD, serve mais para os fãs de carteirinha, como item de colecionador, do que para os ouvintes que curtem uma ou outra música de Rihanna. O resultado do material como um todo não passa de puro entretenimento musical despretensioso, e até certo ponto sem graça. Acompanhada por apenas quatro dançarinos durante toda a apresentação, Rihanna mostra que sua força está mais nas pernas (sempre em evidência), no carisma e na simpatia em cima dos palcos do que propriamente no talento musical. Aqui, estão reunidos 18 sucessos da cantora, apresentados em pouco mais de uma hora e dez minutos. O show tem limitações. A começar pelo palco, com um cenário simples, e até pequeno, se comparado a outras superproduções. Para piorar, ela recorre muito às backing vocals e até ao playback, em músicas que exigem mais de sua voz. Além do show, o DVD conta com um documentário de 16 minutos que mostra os bastidores da turnê. 

Confira 

Rihanna 

CD "Good Girl Gone Bad: Reloaded" 
Universal Music. 15 faixas
Quanto: R$ 27,90

DVD "Good Girl Gone Bad Live" 
Universal Music. 18 faixas
Quanto: R$ 39,90

Fonte: A Gazeta
Autor: Vitor Ferri 

Nenhum comentário: