quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Rock in Rio: Elton John com estrelas na 1ª noite

RIO - Elton John, Rihanna, Katy Perry e Claudia Leitte foram anunciados como atrações no palco principal do primeiro dia do Rock in Rio, 23 de setembro de 2011. A coluna de Ancelmo Gois, no GLOBO, já tinha antecipado a vinda dos três estrangeiros.

Aos 63 anos, Sir Elton John vem ao Brasil pela terceira vez para se apresentar, depois dos shows de 1995 e 2009. Ele excursionou com Billy Joel e gravou um disco com o veterano Leon Russell em 2010, mas deve vir ao Rock in Rio acompanhado apenas de sua própria banda.

Nascida em Barbados, a jovem Rihanna (que completará 23 anos no dia 20 de fevereiro) é uma das cantoras pop mais bem-sucedidas deste século: em seis anos de carreira, ela já vendeu mais de 15 milhões de discos e 45 milhões de singles, de músicas como "Umbrella" e "Take a bow".

De perfil um pouco mais alternativo, Katy Perry, de 26 anos, nascida na Califórnia, estourou em 2008 com "I kissed a girl" e está atualmente nas paradas com "California gurls". Além da música dançante, ela é conhecida pelos figurinos elaborados e bem-humorados -- embora não tão extravagantes quantos os de Lady Gaga.

Nascida em São Gonçalo, Claudia Leitte conseguiu o sucesso à frente da banda Babado Novo, na Bahia, da qual saiu em 2008 para uma bem-sucedida carreira solo, com hits como "Beijar na boca".


Vice-presidente do Rock in Rio, Roberta Medina diz que recorreu a uma pesquisa Ibope para definir as atrações do festival

RIO - Qual banda convidar? Qual artista está em alta? Para quem está acompanhando de fora, pode parecer fácil definir a programação dos dois fins de semana de shows do Rock in Rio 4, que acontece em setembro de 2011, no Rio. Mas só quem trabalha para que o maior festival do Brasil atenda a todos os gostos pode dizer que o processo não é simples. Na Twintrevista desta quarta-feira, a entrevista que fizemos pelo Twitter com Roberta Medina, descobrimos que a equipe da vice-presidente do Rock in Rio recorreu até mesmo a uma pesquisa Ibope para descobrir quais são as tendências para o próximo ano.

- Costumo dizer que o processo é pouco romântico. Para um projeto que visa atender a um público de 600 mil pessoas, é fundamental entender o que o público quer. Por isso fizemos uma pesquisa Ibope que indica os artistas mais desejados - contou Roberta.

Mas não é só isso. Depois de escolhidas as atrações, não é só convidá-las. Ainda respondendo a pergunta de @eliseu_jr ("Como são escolhidas as atrações e as dificuldades das negociações?"), a vice-presidente do Rock in Rio comentou que a segunda parte do processo talvez seja o mais complicado:

- As dificuldades são se (os artistas e bandas) estão ou não em turnê e, se sim, se tem disponibilidade para as datas solicitadas pelo festival.


Esse é um dos motivos de os nomes confirmados estarem saindo aos poucos. Durante e Twintrevista, @kelvilaca quis saber por que as atrações ainda não foram divulgadas.

- Elas serão anunciadas na medida em que os contratos forem sendo fechados. Até o início das vendas, em 1 de julho, todas já serão conhecidas - afirmou Roberta.

O Rock in Rio ainda não confirmou se vai ter uma noite Teen - como a de 2001, em que Britney Spears e Sandy & Junior foram as grandes atrações - e se haverá outros temas além de "Rock, Metal e Alternativo". Perguntas relacionadas ao assunto "estilo" foram enviadas por @ringmyalarm, @caiogarcia e @JoaoVictorRolin. Caio ainda quis saber se Lady Gaga e Justin Bieber são cotados:

- Não está garantido um dia totalmente Teen, mas é possível que, em um mesmo dia, haja atrações para toda a família - disse Roberta. - Estamos negociando com mais de 60 bandas. Quando elas forem definidas, ficarão decididos os estilos. Vamos atender a diversos públicos.

Herdeira de Roberto Medina, presidente do Rock in Rio desde 1985, quando lançou a primeira edição do evento sem imaginar que sua marca se tornaria uma das mais famosas do mundo (o Rock in Rio acontece também em Portugal e na Espanha), Roberta contou que serão abertas inscrições para quem quiser ser voluntário e trabalhar no evento. Ela confirmou também que o Rock in Rio vai acontecer de dois em dois anos, pelo menos até 2015. Pelo visto, a nova Cidade do Rock, que está sendo construída em uma área de 150 mil m², veio para ficar:

- A Cidade do Rock vai ser a grande surpresa e ponto alto do evento. Ela virou um grande parque temático da musica e do entretenimento. Terá montanha-russa, roda gigante, tirolesa, free fall, lojas, Espaço Moda, Rock Street e muito mais. Além disso, pela primeira vez, o Rio vai ter um espaço permanente para eventos ao ar livre que será ocupado pelo Rock in Rio de dois em dois, mas por muitos outros eventos também, além de servir de espaço para os atletas em 2016.

Veja as perguntas e respostas:


Roberta, @kelvilaca pergunta: "Para três dias do festival ainda não foram divulgadas atrações. Até quando elas serão divulgadas?"

Roberta Medina: Serão anunciadas a medida em que os contratos forem fechados. Até o início das vendas, em 1 de julho, todas já serão conhecidas.

O @JoaoVictorRolin quer saber quais são os temas dos outros dias do RIR, "pois só temos Rock, Metal e Alternativo".

Roberta:Estamos negociando com mais de 60 bandas. Quando forem definidas, ficarão decididos os estilos. Vamos atender a diversos públicos.

@rockinrio Mas tem alguma em negociação neste momento que você possa nos contar?

Roberta::D Infelizmente, não. Porque poderia criar expectativas que podem ser frustradas depois.

-"Gostaria de saber se haverá palcos com atrações musicais de patrocinadores?" Pergunta de @diego_mota para @rockinrio

Roberta: A programação do Palco Mundo, Sunset, da Eletronica e da Rock Street é feita pela direção artística do festival. Os patrocinadores terão espaços próprios interativos distribuídos pela Cidade do Rock.

Roberta @rockinrio, @ringmyalarm quer saber se o dia pop e o dia teen vão ser separados.

Roberta: Não está garantido um dia totalmente teen, mas é possível que em um mesmo dia haja atrações para toda a familia.

@caiogarcia pergunta pq nenhum nome foi confirmado pra noite Teen e se é verdade o interesse em Lady Gaga e Justin Bieber?

Roberta:Ainda não temos confirmação de uma noite teen.

João Paulo @jpcqs: "Gostaria de saber se vai ter voluntários no @rockinrio como teve no PAN 2007?"

Roberta:Vai sim. Mais para frente vamos abrir o processo de inscrições para cada área do evento.

Uma pergunta simples, diz @eliseu_jr , mas talvez a que mais intriga: Como são escolhidas as atrações e as dificuldades das negociações?

Roberta: Costumo dizer que o processo é pouco romântico. Para um projeto que visa atender a um público de 600 mil pessoas, é fundamental entender o que o público quer. Por isso fizemos uma pesquisa Ibope que indica os artistas mais desejados. Sobre as dificuldades, se estão ou não em turnê e, se sim, se tem disponibilidade das datas solicitadas pelo festival.

@brunoassis91 - "Quais os planos para manter o @rockinrio no Brasil, há a viabilidade de fazê-lo de 2 em 2 anos?"

Roberta:O compromisso do Rock in Rio com a Prefeitura e com a cidade é acontecer de dois em dois anos, no Parque Olímpico Cidade do Rock.

A Cidade Rock veio para ficar? O que vai ter de diferente no espaço nesta edição do @rockinrio

Roberta: A Cidade do Rock vai ser a grande surpresa e ponto alto do evento. Ela virou um grande parque temático da musica e do entretenimento. Terá montanha-russa, roda gigante, tirolesa, free fall, lojas, Espaço Moda, Rock Street e muito mais. Além disso, pela primeira vez, o Rio vai ter um espaço permanente para eventos ao ar livre que será ocupado pelo Rock in Rio de dois em dois anos, mas por muitos outros eventos também, além de servir de espaço para os atletas em 2016.

Fale mais sobre o tamanho do Parque de diversão que vai ser montado na Cidade do Rock. Fale também sobre o espaço Moda. @rockinrio

Roberta: A nova Cidade do Rock terá 150 mil m², onde estarão distribuídos os vários palcos e atividades. O Espaço Moda terá desfiles profissionais só que, desta vez, dedicados ao público.

Roberta: Gostaria de saber se já tem algum show para o dia indie? Gostaria muito de ver Arctic Monkeys e MGMT... Eles vêm ao @rockinrio? @FreedSantos

Roberta:Comunicaremos as bandas a medida que os contratos forem assinados.

Roberta, para finalizar: a @kelvilaca Roberta quer saber que bandas você gostaria de ver no @rockinrio?

Roberta: O que eu mais gosto de ver é a animação do público, por isso estamos trabalhando para q tudo seja absolutamente perfeito e como desejado por vocês.

Roberta: Adorei conversar com vocês por aqui e espero ter mais oportunidades. Infelizmente, agora, tenho que ir! Até o Rock in Rio!

O Globo

Nenhum comentário: