quarta-feira, 4 de abril de 2012

Com letras fáceis, sertanejos põem 9 músicas no top 10

Brasileiros são conquistados pela música sertaneja

Música sertaneja usa letras fáceis, faz sucesso e cai no gosto popular

De acordo com o ranking do Ecad, das 10 letras mais tocadas neste ano, 9 são de compositores sertanejos. O cantor Gusttavo Lima é um exemplo. O refrão da música ‘Balada’ pode ser ouvido nos quatro cantos do Brasil.

Sabe aquela música que você ouve uma vez e não consegue mais tirar da cabeça? Tem muitas por aí. Qual será o segredo para uma melodia virar música-chiclete e cair no gosto popular?
João Lucas e Marcelo

Certamente, você já deve ter ouvido o seguinte refrão: "Eu quero ‘tchu’, eu quero ‘tchá’, eu quero ‘tchu’, ‘tchá’,’ tchá’”. “Eu não entendo. Não sei nem o que é ‘tchu’, nem o que é ‘tchá’”, revela a garçonete Natália Cardoso.

Sucesso do sertanejo universitário, a música é cantada por João Lucas e Marcelo e está no repertório de todo show da dupla. “É uma música-chiclete, cola e não sai”, afirma o cantor Marcelo.

Se o estilo ‘chiclete’ gruda mesmo, quem pode dizer é a dupla João Neto e Frederico. Só o hit “Lê, lê, lê” já foi acessado 12 milhões de vezes na internet. “Hoje, você lança uma música, mostra ela bem rápido, mas ao mesmo tempo ela vai embora rápido. A realidade é essa hoje. Você tem sempre que compor, escutar músicas novas, lançar algo novo” revela o cantor João Neto.

De acordo com o ranking do Ecad, o escritório que acompanha a execução das músicas em todo o Brasil, das dez letras mais tocadas neste ano, nove são de compositores sertanejos.


O cantor Gusttavo Lima é um exemplo. O refrão da música ‘Balada’ pode ser ouvido nos quatro cantos do Brasil: “Tchê tcherere tchê tchê”.“Eu gravei a música num DVD. Primeiro, a gente cantou ela três vezes no DVD. Na primeira vez que eu cantei, a galera ficou meio assim. Na segunda, a galera foi à loucura”, conta o cantor.

Mas será que o público presta mais atenção na letra ou no ritmo dessas composições? “Acho que a molecada segue mais o ritmo e não o dizer da música”, aposta senhor. “O autor se baseia na repetição enfadonha da letra, para que ela se torne sucesso, a curto prazo”, aponta um professor de língua portuguesa.

Compositor há 30 anos, Jotha Luiz já escreveu mais de 500 canções, algumas famosas como “Rédeas do possante” que fez sucesso na série Carga Pesada. “É uma tremenda ideia dos autores. Acho super válido, porque é isso o que o povo vai cantar nos salões de baile ou ouvir no rádio e na TV. Eles querem refrão, querem alegria”, explica o compositor.

Se o refrão pega e a letra cai no gosto popular, não há o que discutir. Gosto é gosto.

Nenhum comentário: