quinta-feira, 1 de maio de 2008

Supergrass: entre as raízes e o novo rock


Supergrass: entre as raízes e o novo rock


Tatiana Wuo


Nos últimos anos, o britpop conquistou abrangência mundial e ganhou destaque no mercado musical com bandas que tornaram o estilo comercialmente viável. Isso aconteceu com bandas hoje bem conhecidas do público, como Oasis, The Verve, Radiohead e Blur, além do Supergrass, que completa 15 anos de estrada com um novo disco, “Diamondo Hoo Ha” (nas lojas pela EMI/ Parlophone), dosando rock contemporâneo com influências retrô.

O álbum tem tudo o que uma banda com a estrada do Supergrass poderia querer: ótimas músicas, bons arranjos e canções com potencial para empolgar os ouvintes.

Nascido em 1993 – então com o nome de Theodore Supergrass –, o grupo formado por Mick Quinn (baixo), Gaz Coombes (voz, guitarra), Rob Coombes (teclado) e Danny Goffey (bateria) deu seus primeiros passos na indústria musical influenciado por bandas importantes do cenário da época, em especial Buzzcocks, The Jam, The Kinks e The Who.

As referências se mantêm em seu sexto CD de estúdio. O bacana é que, apesar dos ícones do rock setentista e oitentista estarem presentes, existe frescor e maturidade em “Diamond Hoo Ha”. De meados do anos 90, quando o quarteto estourou com as músicas “Alright” e “Going Out”, ambas do seu disco de estréia, “I Should Coco”, de 1995 – época em que as letras ainda exaltavam as delícias de ser jovem e livre – até este novo álbum, parece que os anos fizeram bem ao grupo.

Depois de uma série de discos sem grande sucesso comercial – além de algumas polêmicas envolvendo integrantes da banda –, este novo disco pode ser o diamante que precisava ser lapidado por eles. Além de faixas musicalmente bem-elaboradas, as letras e os arranjos também apontam para um rock mais definido, com potencial para recolocar a banda nas paradas. Um exemplo de composição inspirada é a ótima “Ghost of a Friend”, um quase folk rock que faz lembrar uma mistura de Beatles e Rolling Stones. Ponto alto do disco.

Clima
Entre as referências mais recentes, “Diamond Hoo Ha”, faixa que dá nome ao disco, lembra músicas do White Stripes. “Bad Blood”, segunda faixa do álbum, é uma das melhores e tem um quê malvado. “Rebel In You” muda completamente o clima e deixa a banda com cara de Oxford, sua cidade natal na Inglaterra (o piano da música dá o tom roqueiro perfeito).

Mas existem também alguns delizes, como um certo exagero de electro dos anos 80 (“Outside”, por exemplo, peca por explorar demais arranjos de piano e vocalizações).

Há momentos mais experimentais, como acontece em “Whisky Green Tea” com direito a solo de saxofone, ou “Butterfly”, uma canção quase épica, com refrão bem marcado.

Apesar de competir com toda uma safra de bandas de rock na efervescente cena britânica dos anos 2000 (vale lembrar grupos como Arctic Monkeys, Kaiser Chiefs e Klaxons, só para citar alguns), o Supergrass prova, neste disco, que soube amadurecer, mantendo suas raízes e, ao mesmo tempo, atento ao rock contemporâneo desses grupos.

Ouça sem parar

Supergrass
"Diamond Hoo Ha"
EMI 11 faixas
Quanto: R$ 30, em média

Nenhum comentário: