sábado, 12 de janeiro de 2013

O Led Zeppelin foi ladrão de música?

O que constitui plágio na música?

O Led Zeppelin é considerado por muitos uma das maiores bandas de rock de todos os tempos. Por mais de uma década produziu alguns dos rocks mais original, cativante e difícil que já ouvi, muitas das suas canções clássicas, especialmente "Stairway to Heaven", sem dúvida é a maior sintonia de rock de todos os tempos. E se há uma banda de rock que tem sido mais influente do que o Zep, quem seria - os Beatles?

No entanto, nos últimos anos e décadas, as pessoas têm investigado a possibilidade de que os membros do Led Zeppelin não são deuses do rock 'n roll "- ladrões apenas de música. Essa lendária banda de rock, na verdade, rip-off os licks e letras de outros artistas?

Por favor, leia mais e vamos ver se essas alegações soam verdadeiras ou não são nada além de feedback.

O Zeppelin Crashed à Terra

Tendo acabado de sair dos Yardbirds, o guitarrista Jimmy Page formou o New Yardbirds no final de 1968, mas a banda logo mudou seu nome para Led Zeppelin. Sorte nossa! O quarteto lançou seu primeiro álbum no início de 1969 e, a julgar por este obra-prima que rapidamente tornou-se óbvio que o mundo do rock 'n' roll - rock particularmente sofisticado- nunca mais seria o mesmo. Aparentemente, apenas Jimi Hendrix era melhor.

Quatro dos cinco primeiros álbuns do Zep se tornaram clássicos, e, eventualmente, a banda vendeu 300 milhões de discos. Liderados pelo vocalista Robert Plant e o guitarrista Jimmy Page, do Led Zeppelin criou maravilhas da arte rock 'n' roll, sua lista de elogios, honras e prêmios aparentemente interminável. Se o baterista John Bonham não tivesse morrido de alcoolismo, em 1980, que pode ter durado muito mais do que 12 anos.

O Zep dois primeiros álbuns Feito os alvos
Primeiro do Led Zeppelin dois álbuns, Led Zeppelin e Led Zeppelin II , mostrou o quanto o grupo havia sido influenciado por artistas de blues como Elmore James, Leadbelly, Howlin 'Wolf, Albert King, Muddy Waters e, especialmente, Willie Dixon. Jimmy Page desencadeou uma versão incendiária de Dixon "You Shook Me" do primeiro álbum do Zep é. A Tune utilizou o eco para trás técnica de gravação, para o qual página se tornaria famoso.

Na verdade, a banda tocou quatro músicas de Dixon em seus dois primeiros álbuns. Duas músicas do Led Zeppelin II , "Whole Lotta Love" e "Bring It On Home", listado Dixon como um dos co-autores, além de Robert Plant, Page e outros membros da banda.
A banda também mostrou como eles aprenderam muito de rock clássico e roll e rockabilly, criando uma espécie de rock psicodélico ou hard rock, que estava ganhando impulso no final dos anos 1960. Eles também aprenderam muito com os cantores folclóricos diversos da época, incluindo Joan Baez e Bob Dylan.
Como estes foram Led Zeppelin anos de formação, a música criada em lhes mostrou a influência óbvia de outros artistas, o que levou a alegações de violação de direitos autorais ou plágio, se você quiser. Assim, muitas das canções desses dois primeiros álbuns mostram escritores diferentes do que quando os álbuns foram primeiro pressionado. Desde então, a grande fama do Led Zeppelin pintou alvos nas costas dos membros respectivos, por assim dizer, e compositores e muitos entusiastas de que o rock clássico e era rolo, 1965 a 1975, mais ou menos, está folheando vários hits da banda - talvez neste exato momento - à procura de semelhanças ou instâncias de cópia.

Recentemente, a cantora folk norte-americana Jake Holmes processou o Led Zeppelin pedindo um milhão de dólares. Holmes afirma que Jimmy Page roubou seus licks e letras em "Dazed and Confused", talvez a maior sintonia do primeiro álbum do Zep. Holmes diz que sua versão da canção foi escrita em 1967, dois anos antes do Led Zeppelin. Jimmy Page, juntamente com o resto dos Yardbirds, realizado na mesma conta como Holmes quando jogou em Greenwich Village, em agosto de 1967, por isso, talvez, que é quando página pode ter se familiarizado com o número.

Destaque em álbum de Holmes, The Sound Above Ground, a música, que tem uma espécie de sensação acústica acid rock, soa bastante como a oferta de Zep. Talvez Holmes vai ganhar seus milhões de dólares! Você tem que se perguntar por que ele esperou tanto tempo para apertar o botão. Ele está agora na necessidade de dinheiro da aposentadoria?

Na edição de 1990 do músico , em entrevista na página 62, quando Jimmy Page foi perguntado sobre a autoria de "Dazed and Confused", ele responde: "Eu prefiro não entrar nele porque eu não sei todas as circunstâncias . O que ele (Holmes) tem - o riff ou o que? ... Eu não ouvi Jake Holmes, então eu não sei o que é tudo sobre qualquer maneira. Geralmente meus riffs são muito muito original ".

Página passou a dizer que, depois de Jeff Beck deixou os Yardbirds, ele trabalhou na música com o grupo. Ele disse que os Yardbirds fez com ele pode ser ouvido em um álbum bootleg intitulado Ao Vivo no Teatro Emerson . Na verdade, a banda tocou em suas duas últimas turnês americanas.

Page também disse que Robert Plant, o escritor Zep da canção principal, obtiveram-los em apuros diretamente tomar letras de artistas como Willie Dixon, que processou o Zep para fazer "Whole Lotta Love". Encontrado em Led Zeppelin II, a música certamente traz à mente Dixon "Você precisa de amor."

A polêmica continua

Ao longo dos anos, vários livros foram escritos sobre as "origens" da música do Led Zeppelin: Led Astray, As Raízes do Led Zeppelin e clássicos do Led Zeppelin , entre outros. Chris Welch, defensor da Zep e autor ou Dazed and Confused: A História Atrás de cada canção, escreve que "Led Zeppelin eram constantemente sniped menos por nit-catadores e sondado por musicólogos." No entanto, Welch acrescentou que o Zep pode ter sido "descuidado em creditar as suas fontes de inspiração."

Os Blues iniciais do Led Zeppelin, um de uma série de CDs, enfatiza como os grupos de rock britânicos dos anos 1960 regularmente repassados ​​as músicas de blues padrão, incorporando muito da riqueza do material em suas respectivas oeuvres. Isso faz com que um a pergunta: Led Zeppelin é tão popular e, portanto, sua música tão amplamente estudada e analisada, cuja música estaria tal investigação abrangente de roubo percebido?

Conclusão

Bem, é Led Zeppelin nada mais do que a melhor banda cover do mundo? A lista de músicas a partir do qual eles supostamente levou riffs e / ou letras é um longo, muito longo para listar aqui. Ele inclui uma guitarra lamber eles podem ter arrancado para criar, talvez, o seu maior sucesso: "Stairway to Heaven". Até mesmo para fazer tal sugestão parece sacrilégio rock 'n' roll!

Como mostra a evidência, Led Zeppelin certamente "emprestado" fortemente a partir do blues, em particular, e deve ter dado muito mais crédito artistas para ajudar a criar o som da banda assinatura. Vamos simplesmente ser feliz que o Led Zeppelin coberto padrões tantos, tornando-os clássicos do hard rock no processo. Você não gostaria de roubar o Zep uma de suas músicas e fazer dela uma obra de ouro ou platina?

De qualquer forma, o Zep tem uma longa lista de grandes canções sobre o qual ninguém tem, aparentemente, alegou plágio: "A Canção da Chuva", "Ramble On", "Black Dog", "Rock and Roll", "Dancing Days", "Kashmir "e muitos outros. Talvez o leitor pode nomear mais.
Grandes sucessos do Led Zeppelin foram considerados cópias de canções de outros artistas. Quase todos os casos viraram processos de plágio. Ouça cinco deles e perceba as semelhanças. Leia mais sobre o assunto em ÉPOCA desta semana.
1 – “Dazed and confused” – Led Zeppelin
“Dazed and confused” – Jake Holmes
2 – “Babe, I’m gonna leave you” – Led Zeppelin
“Babe, I’m gonna leave you” – Joan Baez (composto por Anne Bredon)
3 – “Whole lotta love” – Led Zeppelin
“You need love” – Willie Dixon
4 – “Stairway to heaven” – Led Zeppelin
“Taurus” – Spirit
5 – “Boogie with Stu” – Led Zeppelin
“Ooh! My head” – Ritchie Valens
Rafael de Pino

Nenhum comentário: