sábado, 15 de março de 2008

Salve o Síndico, Tim Maia!

Vídeo: Tim Maia-Do Leme Ao Pontal



Salve o Síndico!

Em 15 de março de 1998, Tim Maia saía de cena, vítima de uma infecção generalizada. Cantor e compositor de sucesso, Tim morreu depois de tentar fazer mais um dos seus inesquecíveis shows. Rei do R&B brasuca, do soul e do balanço, ele deixou órfãos milhares de fãs que não encontraram, depois dele, um outro nome para representar a música cheia de suingue que ele fazia como ninguém, desde o começo da sua carreira, com suas primeiras bandas, Os Tijucanos do Ritmo e, mais tarde, Os Sputniks, com Erasmo Carlos e Roberto Carlos.

Hoje, dez anos depois da sua morte, o Síndico – apelido dado ao cantor por Jorge Ben Jor – ainda dá o que falar. Músicas inéditas do seu trabalho mais "místico", os dois volumes de "Racional", caíram na rede. Trata-se de uma espécie de volume 3, com músicas gravadas na época dos discos originais (em 1975, quando ele se converteu à seita Cultura Racional) e que não foram lançadas. Canções que mostram um lado renegado por Tim anos depois, mas que estão causando burburinho devido ao sucesso de crítica das composições dessa fase.

Aliás, essa é uma das muitas polêmicas da sua carreira, já que o cantor colecionou desafetos por suas atitudes: brigava com seus músicos, faltava a shows, se envolvia com drogas e bebia muito. Tudo era em excesso em sua vida, até mesmo o carinho que recebia dos seus fãs. Por isso, hoje, a data é marcada por lembranças sobre a importância que Tim teve para a história da música no Brasil.(...)

A Gazeta

Nenhum comentário: