domingo, 30 de março de 2008

Dominguinhos é homenageado - Gostoso Demais

Vídeo: Dominguinhos - De Volta Pro Meu Aconchego E Gostoso de Mais


Prêmio Tim homenageia Dominguinhos


A sexta edição do Prêmio Tim de Música já tem o seu homenageado: o pernambucano Dominguinhos. Autor de canções como "Gostoso Demais" e "Lamento Sertanejo", o músico entra para a lista dos celebrados com a premiação no momento em que inicia os festejos por seus 60 anos de carreira. Idealizado e coordenado por José Maurício Machline, o Prêmio Tim acontece no próximo dia 28 de maio, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

"O Prêmio Tim tem a preocupação de reverenciar grandes nomes. Dominguinhos merece a homenagem. É um artista essencial para a música brasileira. Ele deu alcance nacional aos ritmos nordestinos e aperfeiçoou a arte de Luiz Gonzaga", analisa Machline.

José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, nasceu em Garanhuns (PE), em 1941. Iniciou sua carreira aos oito anos de idade, quando começou a tocar e compor suas primeiras músicas. Um ano mais tarde, conheceu Luiz Gonzaga e passou a fazer parte da vida do lendário Rei do Baião. Além de convidá-lo para sua banda, o próprio Gonzagão o ajudou a produzir o primeiro LP, em 1964.

Com mais de 40 discos gravados ao longo de quase seis décadas, Dominguinhos também se destacou como autor de sucessos populares, como "Isso Aqui Tá Bom Demais", "Eu Só Quero um Xodó" e "De Volta para o Aconchego", celebrizado por Elba Ramalho, com quem gravou um CD em 2005. Entre seus parceiros estão Chico Buarque ("Tantas Palavras", "Xote da Navegação"), Djavan ("Retrato de vida") e Gilberto Gil ("Lamento Sertanejo"). Como instrumentista, acompanhou Caetano Veloso, Gal Costa e Rita Lee, entre outros. Seus quase 60 anos de estrada serão lembrados na noite de entrega da premiação.

O Prêmio Tim de Música resgata e valoriza grandes nomes do cenário nacional, além de avalizar carreiras de artistas iniciantes ou com expressão de alcance regional. Um júri formado por músicos, jornalistas e críticos analisa a produção fonográfica brasileira do ano anterior – seja ela gerada via gravadoras ou de forma independente – e elege os melhores de cada categoria, sob a supervisão de uma auditoria externa.

Na lista de personalidades homenageadas da premiação – que alterna artistas vivos e outros já falecidos – figuram os nomes de Ary Barroso (2003), Lulu Santos (2004), Baden Powell (2005), Jair Rodrigues (2006) e Zé Ketti (2007).
Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário: