sábado, 16 de agosto de 2008

Madonna: rainha do pop com meio século de vida com fôlego de sobra

Vídeo: Madonna - Like a Virgin (Confessions Tour)


Madonna 'cinqüentona': meio século de vida com fôlego de sobra

RIO - Madonna nasceu na cidade de Bay City, no estado norte-americano do Michigan, em 16 de agosto de 1958. Desde que surgiu em 1983, quando lançou o seu primeiro álbum - batizado simplesmente de Madonna e relançado no mercado internacional em 1985, rebatizado de The First Album -, até seu mais recente CD, Hard Candy, a cantora nunca mais saiu das paradas de sucesso.

- Ela representa muito na música até hoje. Está antenada com o novo e sempre vê algo do gueto que não está na massa. Neste último disco ela pegou uma levada black que até já estava em alta, e alguns podem dizer que foi a única vez que ela não inovou, mas foi uma inovação de sonoridade na carreira dela, sem dúvida. A gente nunca sabe o que ela vai fazer. Ela não tem medo de se expor, faz o que 'dá na telha'. Além disso, tem um senso de marketing incrível. Ela ainda tem muito caldo - aposta Rafael Augusto, responsável pelo site Madonna Online (madonnaonline.com.br), que existe há sete anos e é o principal totalmente dedicado à cantora no país.

Lançado em abril deste ano, Hard Candy leva a assinatura do produtor de hip hop Timbaland, famoso por transformar em sucesso tudo que passa pelas suas mãos (ele assina também os últimos e elogiados álbuns de Justin Timberlake e Nelly Furtado). Logo, não por acaso a sonoridade do álbum flerta com o hip hop e Madonna divide os vocais com astros do momento, como Justin Timberlake, Kanye West e Pharrel Willians.

Madonna vem ensaiando para a turnê Sticky and Sweet, que promete contar com a mesma alta-produção das anteriores, como Confessions, Re-invention Tour, Drowned Word Tour e The Girlie Show - esta última, a única que passou pelo Brasil, em dezembro de 1993. No entanto, os fãs da cantora não devem perder a esperança: tudo indica que a nova turnê passará pelo Brasil, mais precisamente no Maracanã, em dezembro.

- Parece que está tudo certo, mas eu não posso garantir nada, porque ainda não há registro em seu site oficial. Tem muita especulação na imprensa, mas vale lembrar que em 2006 ela cancelou shows no Brasil que estavam praticamente certos. Acabou trocando pelo Japão, que ofereceu o dobro do cachê. Então agora eu fico com um pé atrás - previne Rafael, que já tem correspondente enviando as novidades para o site direto da cidade de Cardiff, no País de Gales, onde Madonna já está e onde vai estrear a nova turnê, no próximo dia 23. Apesar da dúvida, Rafael Augusto adianta que está montando outro site, o madonnanobrasil.com.br, para entrar no ar tão logo venha a notícia da confirmação oficial.

Maturidade

Madonna tem uma intensa rotina de atividades em sua vida, que incluem sessões de pilates e yoga para manter a forma física exuberante e estudos da Cabala, a tradição mística do judaísmo. Diferente de seu contemporâneo Michael Jackson, que também completa 50 anos este mês (no dia 29), mas que vive recluso e não se apresenta ao vivo - e suas raras aparições em público são marcadas por excentricidades -, Madonna esbanja vigor, e ainda tem planos de aumentar a família neste ano em que se junta ao grupo dos cinqüentenários. Segundo reportagens de veículos internacionais, a popstar quer adotar uma menina africana (ela já é mãe de Lourdes Maria, Rocco e David, este último também adotado).

O desejo de ser mãe de uma quarta criança mostra a maturidade da cantora, que apesar de ainda manter figurinos e coreografias sensuais, se distancia cada vez mais de sua imagem dos anos 90, quando transbordava erotismo, em videoclipes, capas de disco (Erotica, de 1993), turnês (quando irritou a Igreja Católica ao simular uma cena de masturbação no palco), e em filmes, como o cultuado Na Cama com Madonna. De Like a Virgin (em português, “Como uma Virgem”) a mãe de família comportada, esposa do cineasta Guy Ritchie, Madonna mudou de forma camaleônica, sem nunca deixar de ser uma das figuras mais importantes da cultura pop.

- Todo casamento rola algum stress, só que a imprensa coloca uma lente de aumento para vender mais - diz Rafael sobre as notícias de que a cantora estaria se separando. - O irmão dela tem razão nas acusações que faz na biografia que lançou recentemente, porque ela é realmente uma filha da..., mas isso não vai me fazer deixar de gostar dela.

Cover oficial

A agenda de apresentações de Lemoine - a cover oficial de Madonna no Brasil - para este mês de aniversário já estava fechada desde o início ano. Nesta sexta-feira ela embarca para Vitória, anima um grande evento de comemoração do aniversário de Madonna em Porto Alegre no dia seguinte, e volta para São Paulo (onde mora) para mais shows. Ela reproduz no palco todas as coreografias e figurinos oficiais da popstar. Apesar da semelhança no palco, Lemoine não é dos fãs mais apaixonados pela cantora.

- Gosto tanto dela quanto de outros ídolos, como Roberto Carlos e Bob Marley - confessa. Se um dia estivesse frente a frente com Madonna, não se desmancharia em elogios, mas agradeceria.

- Eu diria a ela: 'muito obrigado, graças a você pago todas as minhas contas! - diverte-se.

Hugo Cals e Leandro Souto Maior, JB Online
[17:07] - 15/08/2008

Um comentário:

Mundo Interpessoal disse...

gostei da postagem da madonna