domingo, 27 de fevereiro de 2011

Shakira: Cantora recebe prêmio em Harvard

Shakira recebe prêmio em Harvard e critica políticas contra imigrantes latinos nos EUA


MASSACHUSETTS, EUA - A cantora, compositora e filantropa colombiana Shakira recebeu o prêmio de Artista do Ano 2011, entregue por uma fundação da Universidade de Harvard, e pouco depois criticou as legislações contra os imigrantes nos Estados Unidos. Em entrevista após uma cerimônia de honra, ela se posicionou contra leis anti-imigrantes propostas por alguns estados americanos.

No Arizona, por exemplo, um projeto propõe que imigrantes sem documentos válidos nos Estados Unidos sejam proibidos de frequentar escolas públicas, dirigir carros ou utilizar abrigos comunitários. Para a artista, ganhadora do prêmio Grammy, os imigrantes latinos que enfrentam estas iniciativas terão "justiça" quando crescer a consciência da sociedade sobre sua situação.

- A justiça chegará. Estou certa disso - disse Shakira à Associated Press. - Onde quer que exista uma criança que não possa ir à escola nos Estados Unidos, esta criança deveria ser uma preocupação para todos nós e nossa responsabilidade. Creio que nunca deveríamos fazer menos pela comunidade latina, que é uma força produtiva neste país - protestou.

A Fundação Harvard, centro da universidade que empreende iniciativas de artes e ciências interculturais, entregou o prêmio à cantora em uma cerimônia de honra. O diretor da fundação, Allen Countes, disse que Shakira, que já vendeu mais de 50 milhões de discos em todo o mundo, foi premiada por seu "distinto histórico de criatividade", assim como por suas contribuições caridosas.

Ao receber o prêmio, Shakira conclamou os estudantes de Harvard a realizar mais ações para melhorar a educação nos países em desenvolvimento. A cantora criou a fundação Pies Descalzos para proporcionar educação e alimentos para crianças em regiões pobres da Colômbia. Ela também é embaixadora da boa vontade da Unicef, fundo da Organização das Nações Unidas para atender à infância.

Entre os ganhadores anteriores do prêmio concedido pela universidade estão Sharon Stone, Will Smith, Jackie CHan e Herbie Hancock. Fonte: O Globo

TMV

Nenhum comentário: