sábado, 12 de fevereiro de 2011

Fãs acusam Lady Gaga de imitar Madonna em nova faixa

"Born this Way", lançada ontem, tem letra e melodia semelhantes a "Express Yourself"



Após semanas de divulgação prévia na internet e uma intensa campanha de marketing, Lady Gaga lançou ontem "Born this Way", o primeiro single de seu próximo álbum, de mesmo nome. O lançamento, que por si só já seria suficiente para colocar a artista pop no topo dos assuntos do dia, ganhou ainda mais repercussão após fãs de Madonna, e da própria Gaga, escreverem no Facebook e no Twitter que a faixa imita "Express Youself", um dos grandes hits de Madonna.


Ouvir "Born this way" e lembrar de "Express yourself" é uma associação quase imediata. Além da produção musical (batida, vocais) ser semelhante à fase de Madonna do final dos anos 1980 e 1990, a própria letra da música tem temática parecida.

Ambas falam sobre liberdade sexual e amar a si mesmo - Madonna toma o viés da independência feminina, enquanto Gaga expande o conceito para o universo LGBT e questões raciais. Mas é a maneira como elas abordam esses assuntos que rende mais comparações.

Com as rimas, o mesmo se repete. Enquanto "Express Yourself" utiliza "hey" em diversas vezes, Gaga se aproveita de "way" (de sonoridade semelhante) e, inclusive, do próprio "hey". Em outra passagem, o tom de autoafirmação também é similar, inclusive com termos iguais.

"And when you're gone he might regret it; think about the love he once had/Make you feel like a queen on a throne/Make him love till you can't come down", escreveu Maddona. "Don't hide yourself in regret/ Just love yourself and you're set/ Don't be a drag, just be a queen", diz Gaga.

Esta não é a primeira vez que Lady Gaga é acusada de imitar Madonna, que, bem ou mal, serve de referência para praticamente todas as cantoras pop que surgiram nos últimos 20 anos. Gaga apenas parece se mostrar influenciada de maneira mais explícita. Já era no comportamento, no visual e no discurso politizado. Agora também é na música.












A Gazeta

Nenhum comentário: