quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Ivete Sangalo: 'Ninguém tem obrigação de gostar de mim'

Ivete: 'Ninguém tem obrigação de gostar de mim'
Cantora diz que vai levar repertório axé e muitas surpresas para o Rock in Rio, onde fará shows nesta sexta-feira, mesmo dia de Shakira e Lenny Kravitz

RIO - Ivete Sangalo já participou das edições em Lisboa e Madri do Rock in Rio, esgotou os ingressos do Madison Square Garden, em Nova York, e é um dos principais nomes do carnaval brasileiro. Mas a cantora baiana tem um novo desafio pela frente: apresentar 1h10m de seu repertório de axé na Cidade do Rock nesta sexta-feira, mesmo dia de Shakira e Lenny Kravitz.

- Ninguém tem obrigação de gostar de mim. Não vou fazer malabarismos, virar cambalhotas, nem cantar uma música da Alanis Morissette para conquistar o público. Eu sou uma cantora de axé e por isso fui contratada no festival. E vou levar uma festa para o palco, com muita alegria, para fazer o povo dançar.

E "pegada rock" significa necessariamente algo relacionado à música? Após muita insistência, descobrimos algumas surpresas - relacionadas ao figurino - que Ivete preparou para as 100 mil pessoas que vão prestigiar seu show.

- Quero chegar linda ao Rock in Rio. Vou trazer muitas surpresas ao palco. Vai ser uma espécie de homenagem às outras edições do festival. Mas de uma maneira sutil. Não vou usar uma bandana na cabeça, porque o Axl Rose usava. Nem vou entrar de bigode, porque era característica do Freddie Mercury. Mas vou trazer algumas lembranças. Além disso, vou tocar guitarra e talvez piano, mas já revelei muita coisa. Para saber mais, vocês têm que ir ao show.

Depois de tantos anos como cantora, fãs apaixonados e apresentações apoteóticas, a cantora afirma que o nervosismo ainda faz parte de sua profissão.

- Ainda fico nervosa nesse tipo de apresentação. A questão não é o número de pessoas, mas a importância do evento. Mas o pior para mim é a ansiedade. Fico querendo começar logo o show. Tudo o que cabe a mim, eu já fiz, que é ensaiar o repertório e provar o figurino. O resto vai acontecendo...

Intérprete de hits como "Acelera" e "Na base do beijo" - canções garantidas no setlist do Rock in Rio, segundo ela - , Ivete vê semelhanças entre axé e rock.

- "Dalila" é a minha música mais heavy metal e vai estar no repertório também. Gosto muito de som pesado. Aliás, o axé tem uns riffsde guitarra, que, se apertar um pouco mais, vira heavy metal. Nada é mais rock'n'roll do que o axé.






Ivete Sangalo dá dicas de como tietar no Rock in Rio

RIO - Com a câmera fotográfica preparada, Ivete Sangalo vai estrear nos palcos brasileiros do Rock in Rio no dia 30 de outubro, que também abriga atrações como Shakira e Lenny Kravitz. Antes disso, no entanto, a baiana arretada já reservou um espacinho na agenda superdisputada para conhecer um de seus maiores ídolos: Stevie Wonder, que se apresenta dia 29. Ela colheu dicas com seus fãs e dividiu com O GLOBO sobre como abordar o cantor sem passar vexame.

- Sou muito fã de Stevie Wonder. Estou preocupada de tietar tanto, a ponto de me expulsarem do camarim dele. Para não fazer feio, pesquisei o que há de mais moderno no comportamento de um fã. Aprendi que alguém precisa nos acompanhar para tirar a foto, porque a mão treme, fica suada e a imagem fica borrada. Se chorar, tem que ser antes ou depois, porque o artista fica assustado. E não pode gritar em hipótese alguma; isso é mico garantido - ensina a cantora, que participou das edições do festival em Lisboa e Madri, mas nunca no Rio.


Ivete, que já foi indicada ao Grammy e lotou o Madison Square Garden em Nova York, é realmente apaixonada pelo músico americano. Tanto é que a cantora já fez covers de alguns sucessos do ídolo em seus shows.

- Volta e meia eu canto 'Ribbon in the sky'. Acho que é uma das músicas mais bonitas do mundo - diz, enquanto cantarola um trecho ao fim da entrevista.

Michele Miranda (michele.miranda)

O GLOBO

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu adoro Ivetinha!!! nao pude assistir a Rock in Rio, mas tenho pensado assistir ao seu proximo show!
Agora vou pedir comida, convidar umas amigas e assistir o DVD dela!