quinta-feira, 17 de abril de 2008

Ex-baterista do Ira! promove usina de ritmos em novo CD

Vídeo: Andre Jung apresenta estúdio do Urban ToTem


Ex-baterista do Ira! promove usina de ritmos em novo CD


Os mais de 20 anos de experiência roqueira de Andre Jung podem passar batido aos ouvidos menos atentos em seu novo projeto, “Urban Totem”. Mas ele garante que a experiência como baterista do Ira!, uma das mais importantes bandas de rock do Brasil, está representada no primeiro CD pós-banda. No álbum, Jung e um coletivo de músicos misturam música brasileira com eletrônica e percussão.

“Não foi um disco ensaiado. Durante o processo de composição, eu já fui editando no computador o que seria a música”, lembra o músico em entrevista por telefone ao Caderno 2. Jung dirigiu, produziu e gravou todo o material em seu próprio estúdio. “Usei muitos processadores de computador, me apropriei das técnicas da música eletrônica para fazer loops de grooves, desloquei instrumento do compasso. Tinha liberdade e utilizei a informática como parte importante do processo criativo”, explica.

Quem conhece seu trabalho junto ao Ira! – que, segundo ele, “parou mesmo, é uma banda terminada” – encontrará no disco referências que vão além do rock oitentista. “Em 2008 faz 20 anos que eu produzi o primeiro trabalho do Thaíde e DJ Hum. Acho que esse disco abriu caminho para toda uma geração do hip hop. Naquela época, batizei o estúdio em que a gente gravou de Totem, porque os equipamentos ficavam empilhados”, lembra.

Fontes

O som bebe, também, nessa fonte e faz leituras moderninhas, com percussão e elementos eletrônicos, flertando com a música brasileira (tem uma versão de “Vera Cruz”, de Milton Nascimento e Márcio Borges), e composições próprias em português e inglês. Para compor, Jung lembra que foram utilizados estímulos de paisagens e situações, que eram traduzidas musicalmente. “É como se fosse uma música cênica, com começo, meio e fim”, compara.

Para dar vida às canções, Jung está bem acompanhado no disco por Michelle Abu (percussão e bateria), Lino Crizz (vocal), Jonas Moncaio (cello e vocais), Adriano Grineberg (teclados, baixo e vocais). Alguns, ele conheceu durante a gravação do “Acústico MTV” do Ira!.

Mas e Urban Totem? “É uma síntese entre o ancestral e o contemporâneo. A gente utiliza bastante referências ancestrais, músicas, cadências rítmicas e mantras urbanos. É a visão musical de quem vive em uma cidade cosmopolita.”

Ouça:
Urban Totem - Areias do Brasil



Acesse o site da banda: www.urbantotem.com.br

Fonte A Gazeta

Nenhum comentário: