segunda-feira, 21 de abril de 2008

Leona Lewis, mais do que ‘a nova Mariah Carey’

Vídeo: Leona Lewis - Bleeding (Official US Music Video)


Chamada pela imprensa internacional de “a nova Mariah Carey”, a cantora londrina Leona Lewis, de 22 anos, vai muito além do hype em torno de sua figura. Sua voz aveludada colocou-a no primeiro lugar do top 200 da Billboard – ela é a primeira britânica a chegar ao topo da parada norte-americana desde Sade, há mais de duas décadas.

Vencedora do programa “The X Factor”, equivalente inglês do “American Idol” , Leona lançou seu álbum de estréia, “Spirit”, nos Estados Unidos há algumas semanas e já caiu nas graças de americanos como a apresentadora Oprah Winfrey.

“Quando essa garota foi ao programa, ficou muito claro que ela não era apenas alguém com potencial para cantar. Ela era alguém com potencial para ser uma estrela”, derrete-se o jurado Simon Cowell.


Para um artista novo, tanta atenção pode ser intimidadora. “É um tanto assustador”, assume Leona, respondendo a uma pergunta – provavelmente pela milionésima vez - sobre as comparações com Mariah Carey e Whitney Houston. “Para mim, é uma grande honra. Mas ainda tenho muito trabalho a fazer.”

Os primeiros sinais indicam que ela é capaz de gerar as expectativas mais elevadas. Seu disco já é sucesso de vendas em toda a Europa. No mês passado, ela chegou ao topo do hot 100 da Billboard com seu primeiro single, “Bleeding love”.



Eclética
“Leona é a primeira vocalista que ouço em uma década que tem os elementos diferentes que eu considero necessários para uma cantora internacional”, diz Ryan Tedder, co-autor da canção, ressaltando sua voz, aparência e presença de palco.

Seus produtores dizem não querer que ela fique atrelada à imagem de uma cantora de baladas, daí a sonoridade diversificada do álbum. “Eu realmente a vejo como uma cantora contemporânea que é versátil e pode interpretar todo tipo de material.”

Filha de um DJ nascido na Guiana (América do Sul) e de uma professora de balé, Leona cresceu convivendo com diversos gêneros musicais diferentes. Apresentou-se em shows de talentos quando era criança, e na adolescência descobriu uma paixão pela ópera. “Minha formação é clássica, então cantei muitas óperas”, diz a bela. “Com o tempo acabei me aproximando mais da música contemporânea, como jazz, soul e blues.”

Mesmo com todos os holofotes voltados em sua direção, Leona mantém a cabeça no lugar. “Sabe o quê? Só de ter a chance de dividir a minha música é maravilhoso para mim. Não sei como vai ser, não tenho idéia de como as pessoas vão reagir. Só posso esperar que o disco seja bem recebido. Mas, só de ter tido essa chance, foi incrível.”

Do G1

Nenhum comentário: