quinta-feira, 3 de abril de 2008

Rod Stewart: A voz rouca da história da música

Vídeo: Rod Stewart - Da ya think I'm sexy".


O cantor e compositor britânico Rod Stewart já faz parte da história da música com clássicos como "Maggie May" e "Da ya think I'm sexy". Dono de uma marca registrada inconfundível, a voz rouca e áspera, Stewart é autor de uma extensa discografia.

Na sua última passagem pelo país, no reveillón de 1994, reuniu mais de 3,5 milhões de pessoas na Praia de Copacabana. Em janeiro de 1985, Rod Stewart foi uma das estrelas do primeiro Rock in Rio, se apresentando para uma audiência estimada de 100 mil espectadores.

Entre as músicas comuns no repertório de seu show no Brasil estão "Some guys have all the luck", "Tonight's the night", "Have you ever seen the rain" e "Da ya think I'm sexy" - essa última, lançada em 1979, entrou em 2004 na lista das 500 melhores canções de todos os tempos, elaborada pela revista "Rolling Stone".

Casado três vezes e pai de sete filhos, Rod Stewart é presença importante no cenário musical desde os anos 60. Ele foi integrante do Jeff Beck Group, com quem gravou três discos e, embora tenha se tornado um dos ícones do cenário pop mundial, é considerado uma das grandes influência do rock inglês. Stewart ainda fez parte do grupo The Faces, com quem gravou sete discos.

Stewart lançou quatro álbuns dentro do projeto "Great american songbook", em que recria clássicos dos musicais da Broadway compostos por grandes compositores como Irving Berlin, Cole Porter, George Gershwin e Ira Gershwin.

Também lançou o projeto "Still the same... Great rock classics of our time", um álbum de regravações que reúne alguns clássicos do rock, como o sucesso do Creedence Clearwater Revival "Have you ever seen the rain".

Com informações do G1

Nenhum comentário: