quinta-feira, 17 de abril de 2008

Milton Nascimento - Coração de Estudante (1984)

Coração de Estudante
(1983)

Música e Letra: Milton Nascimento e Wagner Tiso

Interpretação: Milton Nascimento

Música predileta do Presidente Tancredo Neves; foi executada por todas as rádios e TV's durante os momentos de comoção do falecimento de Tancredo. Milton Nascimento nasceu em 26/10/1942 no Rio de Janeiro, mas mudou-se ainda garotinho para Três Pontas MG; desde muito cedo demonstrou gosto e amor por música; foi crooner do conjunto W's Boys, composto por Wagner Tiso, Waltinho, Wilson e Wanderley sendo Milton chamado então de "Wilton" para manter a coerência do conjunto; em 1963 mudou-se para Belo Horizonte para estudar Economia; conheceu então os irmãos Marilton, Márcio e Lô Borges, aumentando assim sua bagagem musical passando a atuar na noite de Belo Horizonte como cantor e tocando contrabaixo.
No ano seguinte compôs com Márcio Borges "Novena", "Gira, girou" e "Crença"; participou de vários conjuntos musicais cantando em shows, TV e casas noturnas; mudou-se para o Rio de Janeiro fazendo parte do conjunto Quarteto Sambacana onde gravou o LP "Quarteto Sambacana - muito pra frente".
Participou ativamente dos festivais de música: em 1966 no Festival Nacional de Música Popular da TV Excelsior em São Paulo, classificou em quarto lugar "Cidade Vazia" de Baden Pawel e Lula Freire; no ano seguinte no II Festival Internacional da Canção da TV Globo teve três composições suas classificadas: "Travessia" com Fernando Brant classificada em 2º lugar, "Morro velho" em 7º lugar e "Maria, minha fé" finalista mas não premiada. Milton recebeu nesse Festival pela interpretação de "Travessia" o prêmio de melhor intérprete. Mesmo tendo nascido no Rio de Janeiro, mas criado em Minas, Milton é o maior responsável pela divulgação e consagração da moderna música popular feita em Minas Gerais.
Milton tem participado ativamente de muitos shows em teatros de todo o Brasil, fez muitas excursões aos Estados Unidos e Europa e tem sido ativo participante dos movimentos musicais em defesa da música popular brasileira; cantor de sucesso, autor de 180 composições solo e com diversos parceiros as mais famosas são: "Travessia", "Ponta de areia" e "Canção da América" com Fernando Brant,"Três Pontas", "Nada será como antes", "Cais" e "Circo marimbondo" com Ronaldo Bastos, "O cio da terra" com Chico Buarque, "Coração de estudante" com Wagner Tiso e inúmeras outras. Milton foi premiado em 1996 pela entidade Rain Forest por sua atuante participação nos movimentos ecológicos; em 1998 recebeu o prêmio Grammy, o mais importante no mundo musical, na categoria Melhor CD de World Music pelo seu disco "Nascimento".
Milton Nascimento é considerado no Brasil e no exterior um dos melhores compositores e cantores da moderna música popular brasileira.

Dárcio Fragoso





Coração de estudante
(1983)

Música e letra: Milton Nascimento e Wagner Tiso



Quero falar de uma coisa,

Adivinha onde ela anda?

Deve estar dentro do peito

Ou caminha pelo ar


Pode estar aqui do lado

Bem mais perto que pensamos

A folha da juventude

É o nome certo desse amor


Já podaram seus momentos

Desviaram seu destino

Seu sorriso de menino

Quantas vezes se escondeu


Mas renova-se a esperança

Nova aurora a cada dia

E há que se cuidar do broto

Pra que a vida nos dê flor e fruto


Coração de estudante

Há que se cuidar da vida

Há que se cuidar do mundo

Tomar conta da amizade

Alegria e muito sonho

Espalhados no caminho

Verdes: plantas e sentimento

Folhas, coração, juventude e fé





Música: Coração de Estudante
Autoria: Milton Nascimento e Wagner Tiso

Interpretação: Milton Nascimento

Nenhum comentário: