terça-feira, 22 de abril de 2008

Sérgio Mendes recria clássicos da bossa em seu novo disco

Vídeo: Sergio Mendes New Video "That Heat"


Sérgio Mendes recria clássicos da bossa em seu novo disco



Dois anos atrás, depois de um hiato de uma década, Sérgio Mendes lançou o CD "Timeless", que – alavancado pela nova versão de "Mas Que Nada", com o grupo de hip-hop americano Black Eyed Peas – vendeu como água em vários países do mundo, inclusive no Brasil, e lhe rendeu um Grammy Latino. Agora, do caldeirão do músico brasileiro sai "Encanto", uma espécie de continuação de "Timeless", como o próprio define. "É claro que é uma seqüência, mas ‘Encanto’ tem um novo perfume", diz o pianista niteroiense, radicado há 44 anos nos Estados Unidos.

O novo aroma, segundo ele, foi trazido pelos artistas convidados a recriar canções, misturando samba, rap, batuque e o piano de Mendes. É uma miscelânea que possivelmente agrada a estrangeiros vidrados nos sons dos trópicos, mas não aos puristas. Lançamento da Universal, o CD, que tem quatro canções de Tom Jobim, duas de João Donato e duas de Carlinhos Brown, tem produção de Mendes, em parceria com o rapper will.i.am, do Black Eyed Peas, com quem ele já havia trabalhado em "Timeless".

Tudo começa com o clássico "The Look of Love" (Burt Bacharach/Hal David), na voz de Fergie, a loura companheira de will.i.am. O próprio aparece em "Funky Bahia", dele e de Carlinhos Brown, com o cantor de R B Siedah Garrett. E também em "Água de Beber" (Tom e Vinicius). São três faixas em que a mistura de elementos causa certo estranhamento. O mesmo se pode dizer de "Waters of March" ("Águas de Março"), entregue à cantora de jazz Ledisi. A obra-prima de Tom Jobim é apresentada, ainda, em francês – "Les Eaux de Mars" é cantada pelo grupo belga Zap Mama.

O disco tem ainda sotaque italiano. É de Jovanotti, rapper que aparece em "Lugar Comum" (João Donato/Gilberto Gil). "Cada um deles tem sua mágica, canta em sua língua. É meu disco mais internacional", acredita Mendes.

Mistura

"Encanto" traz também versões mais convencionais, caso de "Somewhere in the Hills" ("O Morro Não Tem Vez", outra de Tom e Vinicius), com Natalie Cole; a bossa-novista "Dreamer" ("Vivo Sonhando", de Tom), com a cantora Lani Hall, vocalista do Brasil’66 de Mendes, e o trompetista Herb Alpert, outro antigo colaborador; e "E Vamos Lá" (João Donato/Joyce). Esta última tem bis em espanhol, com o astro latino Juanes, e fica praticamente irreconhecível.

Os mais de 40 anos de carreira e o sucesso comercial mundo afora – "Timeless", por exemplo, chegou a disco de ouro no Brasil, Japão, Inglaterra e Alemanha, Mendes enumera – lhe dão tranqüilidade. Ele não tem a pretensão de agradar a todos e dá de ombros aos críticos que o acusam de pasteurizar a música brasileira para vendê-la no exterior. "A idéia é levar nossa música para uma nova geração", explica. "A originalidade do trabalho está em misturar essas canções, fazer releituras. Senão seria fazer o mesmo, tudo de novo. 'Águas de Março', por exemplo, gravamos em inglês e em francês, de uma maneira totalmente diferente da que fiz há 30 anos. A canção está intacta. O que mudou foi a batida. A melodia e a harmonia não mudaram. Agora, vai ter gente que vai gostar e gente que não vai gostar..."

Ouça

Sergio Mendes

CD "Encanto"

Universal 14 faixas

Quanto: R$ 30, em média

Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário: