sábado, 19 de janeiro de 2008

Ringo Starr Rocks In Liverpool (CBSNews.com)

Ringo Starr revive o clima dos quatro fabulosos de Liverpool em CD solo


Ouvir um novo trabalho de um ex-Beatle é, também, refazer a viagem no tempo, em meados dos anos 60, quando os Fab Four conquistaram o mundo com seu rock’n’roll. Tudo bem, pode parecer saudosismo de fã, mas o fato é que eles mesmos não querem esquecer sua fase beatle – afinal, a banda, sem sombra de dúvidas, foi um marco para a música mundial.

O apego dos seus ex-integrantes à história do grupo é tão grande que o novo disco de Ringo Starr, o 14º da sua carreira solo, é uma homenagem à cidade inglesa de Liverpool, que ficou mundialmente conhecida como o berço dos Beatles. "Liverpool 8" marca o retorno às origens de Ringo (que lança discos solos desde os anos 70).

Recheado de letras que citam a febre beatle (a faixa que abre o disco, "Liverpool 8", contém, inclusive os gritos histéricos que remetem às fãs que compareciam aos shows do grupo), o disco é uma obra que tem vida autônoma, independente positivamente. Ringo consegue, em vários momentos, fugir do clima rock inglês – e o disco cresce em canções que têm pegadas mais blues, rock puro e até country.

A segunda música do disco, por exemplo, "Think About You", tem esse clima e um belo solo de guitarra. "Now That She’s Gone Away" também segue essa linha, com viradas de bateria estilo "With A Little Help From My Friends", canção da sua banda original.

Produção
Produzido em parceria com o colaborador Mark Hudson (que já trabalha com Ringo há um bom tempo) e com Dave Stewart (ex-integrante do Eurythmics), o álbum também marca o retorno de Ringo à EMI, gravadora da qual ele esteve afastado por mais de três décadas, desde que o contrato dos Beatles acabou.

Mas já é um disco maduro, que representa bem o trabalho que Ringo tem feito, desde quando começou seu vôo solo, no final dos anos 70. E isso pode ser percebido nos arranjos, que trazem um forte apelo pop, mas sem soar exagerados.

"For Love", por exemplo, tem uma acentuação beatle, com refrão grudento e arranjos de piano. "Gone Are the Days" tem abertura experimentalista, estilo "Sgt. Peppers", mas depois vira um pop açucarado, assim como "Tuff Love" – aliás, o amor predomina nas letras do disco ("Love Is" e "If It's Love That You Want").

O disco, que traz 12 faixas, ainda tem outros destaques, que merecem atenção pela novidade ou pelo ineditismo. "Harry’s Song" é uma ótima canção, um dos pontos altos do disco. Em "Pasodobles", Ringo se rende ao clima latino e até arrisca cantar em espanhol. "R U Ready" é um folk rock que fecha o disco no melhor astral possível.

Entre lembranças, odes, boas composições e um clima de comemoração, "Liverpool 8" é um bom disco. Animado, com canções pops bem boladas e que sabem passear pelos ritmos (e fazê-los dialogar entre si), é um álbum de rock e com um sotaque inglês de um dos nomes mais importantes para a bateria no mundo.

De brinde, ainda tem um clima Beatles que justifica qualquer audição, inclusive com amigos, para aprender as letras e cantar junto.

Ouça

Ringo Starr
CD Liverpool 8
EMI. 12 faixas
Quanto: R$ 30, em média

Tatiana Wuo
redegazeta.com.br

Nenhum comentário: