quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Arnaldo Antunes surge sem retoques

video: Arnaldo Antunes - Contato Imediato (Clipe)



Arnaldo Antunes surge sem retoques em disco ao vivo

redegazeta.com.br

Se Arnaldo Antunes fosse uma palavra, seria elegância. Ele escreve com a métrica certa, dança esquisito sem ficar over e canta com os graves e os agudos (que são poucos) na dose ideal. É assim que ele se mostra em seu novo projeto: o primeiro ao vivo da carreira.

"Ao Vivo no Estúdio", que chega às lojas pela gravadora Biscoito Fino em CD e DVD, retrata o show do disco "Qualquer", lançado em setembro de 2006. Com arranjos refeitos para caber em uma formação trio (e com um ano de turnê nas costas), Chico Salem (que também participou da gravação do CD), nos violões de aço e nylon; Betão Aguiar, na guitarra e no violão de nylon, e Marcelo Jeneci, nos teclados e na sanfona, deram vida, também, a composições antigas e algumas inéditas de Antunes.

A sonoridade, os timbres e as levadas alcançados pelos três, ao lado de Antunes, são impressionantes: tudo parece estar em seu devido lugar, sem exageros e sem ausências – apesar das ausências, em forma de silêncios, serem peças importantes nesse projeto, onde o menos é mais.

"Nunca tive tanto prazer em cantar como nesse show. A sonoridade se adequou muito bem à intenção que eu queria imprimir no canto, mais sereno, saboreando cada sílaba. O resultado parece evidenciar as próprias canções (e a compreensão mais clara das letras), sem perder uma vibração, inevitável para mim, na atitude como sou levado a me comportar no palco. Herança do rock’n roll", explica Antunes no texto de divulgação do disco.

Cumplicidade

O tom é mesmo intimista – quem assiste ao DVD, por exemplo, percebe que existe uma cumplicidade entre os músicos, a pequena e seleta platéia (formada por apenas 50 pessoas sentadas no chão) e a área técnica (onde acontece a gravação), durante todo processo de captação do material. A (falta de) cor – o vídeo é todo em preto-e-branco e faz uso de projeções e árvores cenográficas que brincam com o jogo de luz – dá a idéia de que a memória do artista está sendo construída ali, na tela, diante do espectador. O cenário traz também um quê de cinema expressionista alemão – intenção de Antunes, colocada em prática pelo diretor Tadeu Jungle, que já trabalhou com ele nos clipes de "Poder" e "O Silêncio".

Seleção

No repertório, a inédita "Quarto de Dormir" – parceria com Marcelo Jeneci – aparece ao lado de "Qualquer", composta com Hélder Gonçalves e Manuela Azevedo; "Saiba"; "Socorro", com Alice Ruiz; e "Se Tudo Pode Acontecer", com Paulo Tatit, Alice Ruiz e João Bandeira – músicas colhidas dos álbuns anteriores. "Eu gosto de reinterpretar canções já gravadas quando vejo uma possibilidade de inserir um novo olhar nessas canções, alguma informação nova que de certa forma revitalize a música, traga uma novidade mesmo", disse Arnaldo em entrevista ao Caderno Dois, em março deste ano.

São reinterpretações e releituras que merecem mesmo uma audição especial, como as versões para "Judiaria", de Lupicínio Rodrigues; "Acabou Chorare", de Moraes Moreira e Galvão; "Qualquer Coisa", de Caetano Veloso; e ainda "Bandeira Branca", de Max Nunes e Laércio Alves, gravada para a trilha sonora do filme "Gêmeas", de Andrucha Waddington (1999), e que não havia sido lançada em disco.

Para os fãs da fase Titãs de Arnaldo Antunes, há releituras de "Não Vou Me Adaptar" e "O Pulso" – que no DVD aparecem nos extras –, com participação de Nando Reis e Branco Mello (com quem também canta a parceria "Eu Não Sou da Sua Rua"). Ainda tem o guitarrista Edgard Scandurra, numa versão bem roqueira de "Judiaria"; e os Tribalistas (Marisa Monte e Carlinhos Brown), que juntam-se para fechar a apresentação com as músicas "Um a Um" e "Velha Infância".

Nos extras, faixas bônus, como "Casamento" e "O Buraco no Espelho", um clipe multitake da música "Hotel Fraternité" e uma galeria de fotos.

Ouça e veja sem parar

Arnaldo Antunes

"Ao Vivo no Estúdio"

Gravadora: Biscoito Fino. 16 faixas (CD) e 24 (DVD)
Quanto: R$ 30 (CD) e R$ 45 (DVD), em média

Ouça na web: www.gazetaonline.com.br/entretenimento

Nenhum comentário: