quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Kanye West: Videoclipe do rap Stronger

Kanye West Stronger Video(High Quality)


Kanye Omari West, ou simplesmente Kanye West, (Atlanta, 8 de Junho de 1977) é um produtor musical e rapper americano, nativo de Chicago, Illinois, que para muitos é um promissor nome do hip hop internacional.

West nasceu em Atlanta, Geórgia, onde viveu parte de sua infância. "Kanye" significa "o único" em suaíli. Com o divórcio dos pais, aos três anos de idade, Kanye se mudou com a mãe para Chicago, Illinois. Seu pai é Ray West, um ex-membro dos Panteras Negras que foi um dos primeiros fotojornalistas negros do Atlanta Journal-Constitution e hoje é um conselheiro espiritual cristão. A mãe de Kanye, Dr. Donda West, trabalhou como professora no departamento de inglês da Chicago State University antes de se aposentar para virar a empresária de Kanye, e escrever o sucesso "Raising Kanye" onde ele conta como é e foi a vida com a estrela. Donda feleceu no dia 10 de Novembro de 2007 em função de uma cirurgia estética mal-realizada, Kanye não conseguiu segurar as lágrimas e interrompeu seu show em Paris (primeiro desde a morte da mãe) na música "Hey Mama". Kanye foi criado em um bairro de classe média alta no bairro suburbano de Oak Lawn.

Depois de frequentar a The American Academy of Art, uma escola para estudantes de arte em Chicago, depois frequentou a Universidade de Chicago, mas veio a desistir para poder começar a trabalhar na carreira musical. Enquanto andava na escola, Kanye já produzia beats para artistas da zona. Veio a ganhar fama mais tarde por produzir músicas que se vieram a tornar hits para, na maioria, artistas de Hip-Hop/R&B, entre eles Common, Jadakiss, The Game, Alicia Keys, Foxy Brown, Jay-Z, Memphis Bleek, Beanie Sigel, Cam'Ron, Janet Jackson, Hugh "MC Son" Ryan, Brandy, Eminem, Talib Kweli, Keyshia Cole, Dilated Peoples, Ludacris, Lupe Fiasco, e John Legend. Em 23 de Outubro de 2002, teve um acidente de automóvel, adormeceu numa noite em que vinha do estúdio e segundo ele estava bastante cansado, o carro despistou-se, Kanye West teve perto de morrer nessa noite, o seu queixo ficou partido em 3 partes, hoje anda com uma barra de metal no queixo.

A carreira de produtor/rapper começou com o produtor NO I.D. que produzia o Common. NO I.D. encorajou Kanye a samplear hits antigos de Soul e dar um “sabor” novo pra eles. Mas Kanye era mais que um produtor, era um rapper, só que as gravadoras não viam isso. Tudo mudou quando Kanye conheceu Damon Dash e Jay-Z, CEOs da Roc-A-Fella Records. Kanye passou a produzir muitos beats para Jay-Z, fazendo um disco clássico em The Blueprint. E com a aposentadoria de Jay-Z, Kanye se tornou o artista com mais vendas no time da Roc provando que esse jovem da China Town pode fazer as cabeças baterem ao redor do mundo.

Kanye West
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Links:

Página oficial
Kanye West at Rocafella Records
Kanye Talk

Nenhum comentário: